A síndrome da visão do computador e a exposição excessiva e prolongada a monitores de vídeo de computadores pessoais ou a telas de dispositivos móveis


SINVISCOMPO advento dos microcomputadores, notebooks e dispositivos móveis em geral mudou o comportamento das pessoas e trouxe muitas comodidades para estudantes e profissionais de diversos ramos de atividade. Mas as tecnologias também, às vezes, trazem alguns impactos negativos na saúde das pessoas, e, no caso de desktops, notebooks e dispositivos móveis em geral, isso acontece com o passar do tempo, devido ao excesso de uso prolongado. A exposição exagerada à tela de tais dispositivos, principalmente quando configurada em uso de excesso de brilho, pode causar, por exemplo, a síndrome da visão do computador, a síndrome da disfunção lacrimal (olhos secos), a astenopia (fadiga dos músculos oculares) e a presbiopia (dificuldade de enxergar de perto devido à idade), a qual pode ocorrer prematuramente.

A síndrome da visão do computador é uma doença considerada contemporânea que está cada vez mais fazendo parte do nosso dia-a-dia e, conforme o National Institute for Occupational Safety and Health, dos Estados Unidos, já é uma doença cujos primeiros sintomas afetam cerca de 65% a 90% das pessoas que passam pelo menos 3 horas em contato direto com a tela de um computador pessoal ou dispositivo móvel. Ainda nos Estados Unidos, o número oficial de portadores desta doença é algo em torno de 70% dos americanos adultos. No Brasil, este número tende cada vez mais a se aproximar dos 15%, mas acrescente-se a isso, o número de pessoas com reais possibilidades de desenvolver a doença, que, segundo o Instituto Penido Burnier, São Paulo (Campinas), chega ao percentual de 75%.

A síndrome da visão do computador afeta não somente pessoas jovens, como somos propensos a imaginar, mas afeta pessoas de todas as idades e, nas duas décadas anteriores a atual, em que vivemos, já era constatada esta doença em outras faixas etárias, particularmente em pessoas de alguns segmentos profissionais, cuja utilização do computador era necessária.

A síndrome da visão do computador se caracteriza pela redução acentuada do piscar dos olhos, causada pela fixação do olhar na tela do monitor de vídeo ou display de dispositivo móvel ou videogame por longo tempo e de forma contínua, o que leva a perda da capacidade de produzir lágrimas, responsáveis pela umidificação dos olhos, o que, por sua vez, resulta no ressecamento dos olhos, que é o principal sintoma de outra doença oftálmica conhecida como Síndrome da disfunção lacrimal, popularmente conhecida como “secura nos olhos” ou “olhos secos”.

Sintomas-sindrome-computadorDentre alguns dos sintomas da síndrome da visão do computador mais frequentemente relatados por pessoas, estão a secura nos olhos, olhos ardentes, olhos avermelhados, tremor nas pálpebras, lacrimejamento, fotofobia, fadiga ocular, perda de foco, visão embaçada, diplopia (visão dupla), visão turva, dificuldade em reforçar os olhos, cefaleias, dores no pescoço e a alteração da distância de leitura.

A causa fundamental da síndrome da visão do computador é o fato do usuário de dispositivos e aparelhos eletrônicos dotados de tela fixar seu olhar atenciosamente para a tela por tempo prolongado e contínuo, o que resulta em intensa atividade ocular, reduzindo, assim, a ação natural e espontânea de piscar os olhos. Os olhos humanos piscam numa frequência média de 16 a 20 vezes por minuto, e quando expostos atenciosamente em frente a tela de um desktop, notebook, tablet ou outro qualquer dispositivo móvel, esta frequência é reduzida para seis a oito piscadas por minuto e isto é suficiente para surgir o sintoma do olho ressecado, sendo que esse sintoma ainda pode ser agravado por fatores externos como, ar poluído, refrigeradores de ar, ventiladores, excesso de calor ou vento e até algumas características das estações do ano. Outro fator que influi no surgimento da doença, é a curta distância de leitura, a qual não é muito confortável para os olhos, pois faz com que a musculatura ocular faça mais esforço, produzindo fadiga muscular.

Outro cuidado a tomar é com os dispositivos de mão, como celulares, smartphones e até mesmo tablets, que, por possuírem tela menor que desktops e notebooks, exigem maior esforço ocular para visualizar os diversos caracteres de um texto ou os detalhes de uma imagem ou vídeo. Notebooks e monitores de desktops, por sua vez, por possuírem telas maiores, diminuem o esforço ocular e favorecem a visualização dos detalhes de imagens e vídeos, assim como os diversos caracteres de um texto.

Por outro lado, tablets e smartphones possuem a vantagem de, como os livros, serem prontamente utilizados de modo a formar um ângulo menor que 90º, e não de forma paralela à postura de uma pessoa sentada com a coluna ereta, como habitualmente utilizamos as telas de desktops e, às vezes, de notebooks, já que, no caso dos notebooks, existe a possibilidade de ajustar a tela a um ângulo mais adequado para a saúde dos olhos. A utilização de notebooks e dispositivos móveis em geral, ao modo de leitura de um livro, favorece a redução da fenda palpebral, o que contribui para que a superfície ocular fique menos exposta ao calor e radiação que derivam das telas e, em consequência a isso, há uma redução na evaporação do humor lacrimal.

colirioNo caso de secura dos olhos, o tratamento mais recomendado pelos médicos especialistas é a utilização de colírios de lágrima artificial, que auxiliam na umidificação dos olhos, mas tome cuidado, pois o uso de tais colírios com muita frequência ou durante longo tempo, pode induzir seus olhos a produzirem menor quantidade de humor lacrimal, portanto não pense em utilizá-los por conta própria, pois isto certamente vai lhe trazer maiores problemas no longo prazo, assim sendo, é aconselhável que você procure, antes de iniciar tratamento, um bom médico oftalmologista, até porque a secura dos olhos é um sintoma comum a diversas enfermidades oculares.

Para evitar a síndrome da visão do computador, será necessária uma mudança de velhos hábitos, bem como você deve procurar contato com a luminosidade natural, de modo que isto leve você à prática de atividades ao ar livre. Abaixo listamos algumas recomendações essenciais para evitar problemas de saúde ocular resultantes do uso de computadores pessoais, dispositivos móveis, videogames e mesmo televisão:

(1) – Inicialmente repare na sua postura e corrija-a, se necessário, pois uma postura incorreta pode favorecer o surgimento de problemas de vista. Uma postura correta, por outro lado, pode aliviar o sintoma da fadiga ocular. Portanto, posicione-se em frente ao monitor do seu computador pessoal de tal modo que seus olhos observem a tela sem que você precise fazer movimentos com o pescoço, seja para cima ou seja para baixo.

(2) – Quando você estiver utilizando um computador pessoal ou um dispositivo de mão, fique atento aos seus olhos, e pisque, mesmo que forçadamente. O ato de piscar lubrifica o globo ocular e colabora para o não surgimento dos sintomas desta doença.

Olhando-pontos-distantes(3) – Procure utilizar o computador de modo racional, estabelecendo pausas de 10 minutos a cada hora, pois isto ajuda a relaxar a vista e proporciona o descanso necessário aos olhos. Além de procurar piscar voluntariamente, procure também outro ponto focal para seus olhos, fazendo-os com que se direcionem para outro objeto mais distante; olhe pela janela e foque o olhar em outro objeto qualquer, porque isto auxiliará a relaxar os músculos oculares.

(4) – Outra recomendação fundamental para você cuidar bem saúde de seus olhos, quando estiver diante de seu computador pessoal, é com relação à distância mínima que você deve manter da tela do monitor, que é de cerca de 50 a 60 cm; esta distância também é válida no caso de uso de celulares, smartphones e tablets, pois a intensidade de luz destes dispositivos também incomoda a visão e, como já dito, por apresentarem telas de menores dimensões, colaboram decididamente para o surgimento da fadiga ocular.

(5) –Reduza a intensidade do brilho da tela e/ou use películas antirreflexo sobre a tela, como também utilize óculos antirreflexo com tratamento adicional contra raios ultravioleta e com proteção lateral, ainda que sem exigência de grau; pois eles vão contribuir para atenuar a evaporação do humor lacrimal, além de protegerem seus olhos da poeira e do vento;

(6) – Após mais de três horas de uso contínuo de um computador pessoal, evite migrar para atividades que vão igualmente favorecer o desgaste ocular, como assistir televisão, jogar videogame ou ler um livro, ao invés disso, ouça um programa de rádio ou alguns CDs de música, por exemplo, que são atividades relaxantes que não vão fazer exigência de sua visão.

(7) – Prefira computadores pessoais e dispositivos móveis dotados de tela LCD retroiluminada com luz fluorescente, pois esta tecnologia, apesar de mais antiga, proporciona menor fadiga para os olhos;

(8) – Beba bastante água, pois isto auxilia na reidratação dos olhos, após a longa exposição deles ao calor e luz das telas eletrônicas; como também reponha a água perdida em qualquer situação de perda de água pelo organismo, como após realização de exercícios físicos e processos fisiológicos de excreção ou secreção;

(9) – Se possível, use aparelhos umidificadores de ambiente e evite refrigeradores de ar e ventiladores; em não havendo umidificadores, a alternativa é recorrer a um balde cheio de água, o qual é mais indicado para uso no quarto, antes de dormir. Isso é especialmente recomendável em estações em que há a queda da umidade relativa do ar, como o inverno e outono.

Fumantes (10) – Se você é fumante, mas deseja a saúde da sua visão, então é bom que você comece a repensar este hábito, o qual é tão nocivo à saúde em geral, – e também aos olhos – pois o tabagismo causa danos às células do nosso organismo, os quais são agravados no transcorrer do tempo, a médio e a longo prazo; é por isto que a nicotina e o alcatrão estão diretamente relacionados a inúmeras doenças oftalmológicas, como catarata, glaucoma e degeneração macular, entre outras.

(11) – Do ponto de vista alimentar, consuma alimentos ricos em ômega 3, tais como peixes, derivados de peixes e linhaça, ou ainda utilize suplementos alimentares, mas faça isso de preferência sob a orientação de um nutricionista, para que você fique mais seguro dos resultados;

(12) – Para evitar o ressecamento dos olhos use colírios especiais, como colírio de lágrima artificial e, se possível, afaste-se por algum tempo do uso de computadores pessoais e dispositivos de mão;

(13) – Procure utilizar o computador em um ambiente iluminado, arejado e ventilado, pois a ausência de luz favorece o cansaço ocular. Não utilize o computador pessoal, smartphone ou tablet em ambientes escuros ou pouco iluminados, pois, nesta situação, as pupilas dos nossos olhos são estimuladas a ficarem mais abertas, passando a receber radiação diretamente do monitor ou tela, o que é altamente prejudicial à retina de nossos olhos, que é a parte do olho em que se forma a imagem;   São estas as recomendações que sugerimos para que você possa evitar, prevenir ou pelo menos retardar os males de saúde resultantes do uso excessivo e prolongado de computadores pessoais e dispositivos móveis.

Resumo e síntese

A síndrome da visão do computador é considerada uma doença contemporânea que acomete inúmeros usuários dos mais diversos dispositivos eletrônicos dotados de telas com elevada capacidade de emitir radiações luminosas. A exposição dos olhos a tais radiações pode causar danos à visão dos usuários. Entre estes danos, podemos citar a síndrome da secura dos olhos, a fadiga ocular e a presbiopia. Tais doenças surgem porque, diante de telas eletrônicas, principalmente a uma distância média inferior a 55 cm, o olho humano, feito para piscar, é induzido a reduzir a frequência de piscadas, bem como, devido à proximidade do aparelho, os músculos oculares são intensamente requisitados, causando a fadiga ocular, além da possibilidade de o usuário adquirir presbiopia prematura. O tratamento mais comum utilizado para o sintoma igualmente mais comum, – a secura dos olhos, – é colírio de lágrima artificial. Todavia é sensato procurar um médico oftalmologista, pois a secura dos olhos é um sintoma comum a várias doenças oftálmicas. Procure observar também as outras recomendações fundamentais listadas nesta revisão, para evitar, prevenir ou retardar a síndrome da visão do computador e doenças diretamente derivadas. Até mais!!

Fonte: Internet


130 thoughts on “A síndrome da visão do computador e a exposição excessiva e prolongada a monitores de vídeo de computadores pessoais ou a telas de dispositivos móveis

  1. Hi there! I could have sworn I’ve been to this blog before but after reading through some of the post I realized it’s new to me. Anyhow, I’m definitely glad I found it and I’ll be bookmarking and checking back often!|

  2. you’re in point of fact a excellent webmaster. The site loading speed is incredible. It kind of feels that you are doing any distinctive trick. Moreover, The contents are masterpiece. you’ve done a magnificent job on this matter!

  3. I’m extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one today..

  4. I drop a leave a response when I like a post on a blog or I have something to add to the conversation. It’s triggered by the passion displayed in the post I looked at. And after this article About this Series | That a Nation Might Live. I was actually excited enough to drop a leave a responsea response I do have 2 questions for you if it’s allright. Is it only me or do a few of the comments come across like they are left by brain dead individuals? 😛 And, if you are posting at other places, I would like to keep up with you.

  5. Howdy, i read your blog from time to time and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam responses? If so how do you stop it, any plugin or anything you can recommend? I get so much lately it’s driving me mad so any support is

  6. I would like to show some thanks to you just for bailing me out of such a matter. As a result of looking through the world wide web and getting views which were not powerful, I assumed my entire life was done. Existing without the presence of approaches to the problems you’ve fixed through your entire short article is a serious case, and the kind which might have in a wrong way affected my entire career if I had not discovered your blog. Your own personal talents and kindness in playing with all things was very useful. I’m not sure what I would’ve done if I had not come upon such a solution like this. I can at this moment look ahead to my future. Thanks very much for this professional and effective help. I won’t be reluctant to recommend your web sites to any individual who desires direction about this subject matter.

  7. Hi! Someone in my Facebook group shared this website with us so I came to take a look. I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking and will be tweeting this to my followers! Great blog and brilliant design and style.|

  8. I might state. That is the very first time I frequented your website page and so far? I surprised with the analysis you made to create this actual publish amazing. Great activity!|

  9. Hi I am so delighted I found your blog page, I really found you by mistake, while I was researching on Aol for something else, Regardless I am here now and would just like to say thanks for a fantastic post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read it all at the moment but I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the superb job.|

  10. Hiya, I’m really glad I’ve found this info. Nowadays bloggers publish only about gossips and net and this is really annoying. A good website with exciting content, this is what I need. Thanks for keeping this web-site, I will be visiting it. Do you do newsletters? Cant find it.

  11. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You clearly know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your blog when you could be giving us something enlightening to read?|

  12. Thanks for your post domkisleyt. I also feel that laptop computers have grown to be more and more popular nowadays, and now in many cases are the only kind of computer utilized in a household. It is because at the same time actually becoming more and more affordable, their processing power is growing to the point where they are as robust as desktop computers out of just a few years ago.

  13. Hi I am so thrilled I found your webpage, I really found you by mistake, while I was looking on Digg for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say thank you for a tremendous post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don’t have time to look over it all at the moment but I have book-marked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the excellent job.|

  14. I’ve read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or advice. Maybe you could write next articles referring to this article. I desire to read more things about it!|

  15. That is really attention-grabbing, You are an overly professional blogger. I’ve joined your rss feed and look ahead to searching for extra of your great post. Also, I have shared your website in my social networks|

  16. Have you ever thought about creating an ebook or guest authoring on other websites? I have a blog based on the same ideas you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my visitors would enjoy your work. If you are even remotely interested, feel free to send me an email.|

  17. Hello! I could have sworn I’ve been to this blog before but after going through a few of the articles I realized it’s new to me. Anyhow, I’m certainly delighted I discovered it and I’ll be bookmarking it and checking back frequently!|

  18. like to send you an email. I’ve got some recommendations for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it develop over time.|

  19. Nice post. I was checking constantly this blog and I am impressed! Extremely useful information particularly the last part :) I care for such info much. I was looking for this certain info for a very long time. Thank you and good luck.

  20. Greetings I am so excited I found your blog, I really found you by error, while I was searching on Digg for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say thanks a lot for a remarkable post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don’t have time to look over it all at the minute but I have bookmarked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the excellent job.|

  21. I’m glad for writing to produce you understand in the fabulous encounter our girl went by way of going via your blog. She discovered a wide range of factors, which integrated how it’s like to possess a wonderful giving mood to possess other people effortlessly have an understanding of several specialized matters. You absolutely did far more than people’s desires. Thanks for delivering these informative, trusted, informative not to mention simple thoughts on that topic to Jane.

  22. Great post. I was checking continuously this blog and I am impressed! Extremely useful info specifically the last part :) I care for such information a lot. I was seeking this particular info for a long time. Thank you and best of luck.

  23. Thanks for some other excellent article. The place else could anyone get that kind of info in such a perfect method of writing? I have a presentation next week, and I’m at the search for such information.

  24. Having read this I thought it was very informative. I appreciate you finding the time and effort to put this short article together. I once again find myself spending a lot of time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it!|

  25. I absolutely love your blog and find the majority of your post’s to be just what I’m looking for. Does one offer guest writers to write content for yourself? I wouldn’t mind composing a post or elaborating on most of the subjects you write with regards to here. Again, awesome blog!|

    • Começe com a importância do assunto e dê uma volta sobre sua evolução histórica, bem como acrescente algumas estatísticas e se colocar inicialmente um objetivo vai facilitar fazer uma conclusão sobre ele

  26. First of all I would like to say great blog! I had a quick question in which I’d like to ask if you do not mind. I was curious to know how you center yourself and clear your mind before writing. I’ve had trouble clearing my mind in getting my ideas out. I truly do take pleasure in writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are wasted simply just trying to figure out how to begin. Any recommendations or hints? Appreciate it!|

  27. I comment when I appreciate a post on a website or I have something to contribute to the discussion. It’s caused by the fire communicated in the post I looked at. And after this post About this Series | That a Nation Might Live. I was moved enough to post a comment 😉 I actually do have a couple of questions for you if you usually do not mind. Could it be simply me or do a few of the comments appear like coming from brain dead folks? 😛 And, if you are posting at other online sites, I would like to keep up with you.

  28. I’m often to running a blog and i really admire your content. The article has really peaks my interest. I am going to bookmark your website and hold checking for brand spanking new information.

  29. I simply want to say I am all new to blogging and seriously savored you’re web blog. Very likely I’m likely to bookmark your site . You certainly have fabulous articles. With thanks for revealing your web-site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *