Acessibilidade: o que é





Wheelchair_symbol.svgAcessibilidade significa a inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência, isto é, seu objetivo é tornar acessível a participação das pessoas com alguma deficiência física ou mental, de forma a aumentar sua capacidade no uso de lugares, serviços e produtos.

A acessibilidade tem sido uma inquietação constante de urbanistas e arquitetos, visando adequar o espaço urbano para cegos, cadeirantes, idosos, etc. preocupando-se, em seus projetos, para que essas pessoas tenham a vida mais aprazível.

Essa preocupação também se verifica em profissionais da informática, que desenvolvem programas que viabilizam o uso de computadores pelos mais variados portadores de deficiências, podendo, assim, desfrutarem dos mais diversos recursos que esse eletrônico oferece. Exemplo de programas desenvolvidos para esta finalidade são leitores de ecrã (tela) para deficientes visuais (programas como o Jaws e o Dosvox) e outras ferramentas como teclados virtuais (portadores de deficiência motora) e sintetizadores de voz (deficiência na fala).

Na internete, organizações como o W3C (World Wide Web Consortium) estão engajadas para a inclusão de deficientes nos acesso as informações disponíveis nos websites. Para alcançar este objetivo, dispõe de recomendações que partem desde o tipo, tamanho e cor das letras e atingem até o código fonte.

Nos dispositivos móveis, a preocupação com a usabilidade universal é crescente, existindo aparelhos específicos para cada tipo de deficiência. Um exemplo é o aplicativo VoiceOver, que integra aparelhos como iPhone e iPad. Trata-se de um leitor de tela baseado em movimentos, que possibilita acessar os aplicativos, “escutar” um texto e utilizar o teclado do aparelho.

A acessibilidade é uma ideia que deve ser expandida para todo o universo de setores em que a humanidade, de alguma forma, se expressa, com vistas a melhorar a qualidade de vida e participação na vida social de portadores de deficiência.

7 thoughts on “Acessibilidade: o que é

  1. I just want to say I am newbie to weblog and absolutely savored this web site. Likely I’m planning to bookmark your blog post . You actually have terrific well written articles. With thanks for sharing your webpage.

  2. I just want to mention I am very new to blogging and certainly liked you’re blog. Most likely I’m going to bookmark your website . You absolutely have amazing well written articles. Bless you for sharing your web page.

  3. Pingback: Hammel Shredders

  4. Hi there, I found your website by the use of Google while searching for a comparable subject, your website got here up, it looks great. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *