Aplicativos para deficientes visuais que auxiliam na utilização de computadores


Jaws pickOs aplicativos desenvolvidos com o objetivo de facilitar a inclusão digital de deficientes visuais são socialmente muito importantes, pois, além de contribuir para que deficientes visuais se tornem usuários de desktops e dispositivos móveis, contribuem, também, para reduzir as desigualdades sociais, muito acentuadas em nosso país, apesar de alguns avanços nos últimos anos.

Os principais aplicativos desenvolvidos para portadores de deficiência visual são os leitores de tela, dentre os quais podemos citar o JAWS, o DOSVOX, o ORCA, o BRASILDOSVOX, o LINVOX, o VIRTUAL VISION, entre outros, além de outros aplicativos que facilitam a usabilidade pelo portador de deficiência visual.

O Jaws é o mais popular leitor de tela e é desenvolvido para ser executado no Windows, sua execução é possível em português e também em diversos idiomas. Criado pela empresa estadunidense Freedom Scientific, tem a propriedade de vocalizar o que aparece escrito na tela do monitor e, para isso, utiliza a placa de som do computador, também pode transferir as informações lidas e vocalizadas para uma impressora em Braille. O Jaws fala desde o início, proporcionando ao usuário deficiente os passos necessários para sua instalação e utilização.

Em relação aos aplicativos do Windows, proporciona acesso a todos (Word, Excel, Access, Power Point, Microsoft Outlook), como também Internet Explorer, MSN Messenger e Outlook Express, além de muitos outros aplicativos de multimídia, banco de dados, financeiros, gerenciadores de e-mail e ferramentas de programação.

O Jaws dispõe de alguns recursos presentes em páginas de internete, entre os quais é capaz de ler listas de links, frames, tabelas, formulários, arquivos PDF, Java, e Flash; apresenta um conjunto de códigos de teclas de atalho que facilitam a navegação, tornando-a rápida e eficiente, qualquer que seja o navegador que se utilize. Com o uso do teclado, podem-se acessar cursores especiais (PC, Jaws, invisível) que proporcionam acesso aos elementos visuais que surgem na tela como textos e gráficos, além de possuir meios para selecionar idiomas, timbre e tipo de voz e quantidade de informação contextual, dentre outros.

O Jaws tem melhor desempenho quando está associado a uma boa configuração do computador, para isso precisa de um sistema operacional superior ao Windows 98, suficiência de memória RAM e placa de vídeo de boa capacidade para executar as tarefas gráficas mais usuais com driver atualizado.

O Jaws pode ser adquirido no Brasil por meio da Laratec braço tecnológico da Associação brasileira de assistência ao deficiente visual Laramara. Por enquanto, ficaremos no Jaws. Em outra oportunidade trataremos de outros aplicativos para deficientes visuais. Tchau.

2 thoughts on “Aplicativos para deficientes visuais que auxiliam na utilização de computadores

  1. I just want to mention I’m new to weblog and definitely savored your blog. Almost certainly I’m planning to bookmark your website . You definitely have fantastic articles. Thanks a lot for sharing with us your web site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *