GPS multimídia para veículos com TV, MP3 e DVD Players integrados, eficiência e autonomia de bateria.

1 GPS trainningA tecnologia cada vez mais tem possibilitado coisas que poderão ajudar muito em algumas tarefas diárias. O aparelho GPS, por exemplo, poderá ser de grande auxílio quando você viajar por lugares que não conhece, não permitindo, assim, que você se perca.

A boa notícia é que o GPS pode vir integrado a outros dispositivos móveis, como tablet, Ipod, smartphone, etc., porém, em relação ao smartphone, é sempre bom lembrar que a utilização do GPS pode interromper ligações importantes. Por outro lado, dispositivos como tablet, MP3 Player e Ipod não possuem suporte para executar ligações telefônicas móveis convencionais. Então a escolha fica a seu critério, até que se produza o aparelho perfeito para utilizar GPS, curtir multimídias e realizar ligações sem que uma atividade interfira na outra.

Mas, se o seu caso é viajar escutando uma música, um MP3 Player ou um Ipod certamente são melhores que os smartphones, pois são desenvolvidos especificamente para quem gosta ou trabalha com multimídias, como áudios, imagens e vídeos, além de que não precisará interromper o serviço de GPS para receber ligações telefônicas ou vice-versa.

Em relação à funcionalidade, a diferença do GPS veicular para o do smartphone, é que o veicular tem seu serviço fornecido por meio de satélites e, o do smartphone, por meio de aplicativo conectado ao serviço de telefonia móvel. O serviço de satélite requer um profissional especializado para atualizar os mapas, ao passo que, no smartphone, o serviço é realizado automaticamente, sempre que o sistema operacional passa por atualização. O GPS de smartphone, em geral, consome bastante energia da bateria, constituindo outra desvantagem para seu uso a partir deste dispositivo.

2 Apontador uol 1903813_1Por outro lado, assim como o GPS integra alguns dispositivos, ele também pode vir integrado de outros, principalmente canais de mídia, constituindo, assim, o GPS multimídia, o qual vem com TV, DVD ou MP3 Players. Se você pretende instalar um GPS no seu veículo, tal aparelho constitui uma boa opção, pois será útil quando você for viajar com sua família, para que as crianças possam viajar curtindo as músicas que mais gostam ou um bom filmezinho, e assim, se distraírem, ou ainda para aqueles casais que gostam de passar longas horas na estrada.

Os melhores aparelhos do mercado são os que possuem tela de LCD Widescreen de 4.3 polegadas totalmente sensível ao toque; potência em torno de 60 W para cada saída de som, e modos de reprodução digitais como, por exemplo, leitura de cartões de memória SD/MMC (de até 2GB), pen drive (de até 8GB), gravadora de DVD (DVD-R/RW) leitora e gravadora (DVD+R/RW), gravadora de CD (CD-R/RW, SVCD, VCD), além da possibilidade de suportar formatos de MP3, WMA e MP4.

Em relação à eficiência do GPS nas ruas, de acordo com uma avaliação de marcas feita pelo site g1.globo.com e uma ONG ligada à defesa do consumidor, a qual elegeu oito marcas, consideradas as melhores para quem deseja comprar um GPS. O teste concluiu que quatro delas apresentaram melhor desempenho e, dentre elas, a de menor custo para o consumidor foi justamente a que apresentou mais eficiência, embora a qualidade das outras três fosse semelhante entre si.

Portanto, concluiu-se nessa avaliação, que o melhor GPS para um motorista dirigindo em local desconhecido é o “Apontador G-8”. De acordo com o teste, os oito GPS avaliados cumprem o que prometem, porém quatro dentre eles foram mais eficientes (Apontador G-8, Airis T954br, Aquarius Discovery e o TomTom XL) e um, além de mais eficiente, foi também o mais barato (Apontador G-8). Outras marcas deste dispositivo reputadas como de melhor qualidade pelo público em geral são a Garmin, Foston, Multilaser, NavCity e Magellan.

Os GPS atualmente disponíveis no mercado trazem mapas para mais de 300 cidades no Brasil, sendo que alguns mapas possuem comando de voz para orientar o motorista, para que não desvie sua atenção do mais importante, o trânsito.

3 TomTom-Start-60A autonomia da bateria pode ser importante, – caso você esqueça o carregador veicular, – quando você for viajar a lugares mais distantes, para que se evite o aborrecimento de estar sempre a recarregando durante a viagem, o que pode representar a perda de muitas horas, que podem ser valiosas para você. É bom lembrar que o carregador para carro, às vezes, não vem com o GPS, recomenda-se, portanto, que você cheque esta informação por ocasião da compra de seu dispositivo.

A bateria de um GPS também pode ser recarregada a partir da porta USB de um computador (não serve de monitor ou teclado). Este é o caso de alguns modelos TomTom Via, cuja autonomia é de apenas duas horas de uso contínuo, o mesmo tempo necessário para recarregá-la, o que pode ser uma vantagem, se você estiver com pressa e sem o carregador veicular, pois você vai esperar por menos tempo pela recarga, porém, se você tiver o carregador de carro, isto pode se tornar sem importância.

Se o GPS for usado em lugares abertos, nos quais há melhor recepção de sinal, a bateria pode render um pouco mais. Entretanto, a exposição prolongada da bateria ao sol pode reduzir seu desempenho e, consequentemente, sua vida útil.

O tamanho da tela do GPS está diretamente relacionado com o consumo de energia, diminuindo, portanto, autonomia da bateria, consequentemente, quanto maior a tela, menor será a autonomia da bateria. Se você deseja bastante autonomia de bateria no seu GPS, pense num dispositivo de pelo menos quatro polegadas.

O tempo médio de autonomia da bateria de um GPS é de três horas. No entanto, de acordo com alguns anunciantes e o próprio manual do fabricante, o GPS Garmin etrex 10 pode chegar a 25 horas de autonomia de bateria. É pagar para ver.

De acordo com o site Techtudo, o GPS TomTom Ease é uma boa opção para quem quer comprar seu primeiro GPS, pois além da durabilidade da bateria, é fabricado com material de excelente qualidade e preço que pode agradar a muitos consumidores.

De modo geral, o preço de um GPS está aproximadamente entre os valores de R$ 200,00 a R$ 2.000,00. Você pode adquiri-lo por meio de cartão de crédito, em lojas no Brasil e no exterior.

Em síntese, O GPS multimídia é bom para distrair crianças durante uma viagem de carro, mas é preciso prestar atenção para a autonomia da bateria, que deve ser compatível com a distância da viagem, para que não se perca muito tempo na sua recarga, caso você se esqueça do carregador para carro, o qual precisa ser confirmado, por ocasião da aquisição, se vem ou não com o GPS, em caso contrário terá que ser adquirido em separado. Para que você não perca preciosas horas, você pode optar, também, pela compra de dois aparelhos, podendo, um deles, ser de baixo custo ao consumidor, assim, enquanto um recarrega você utiliza o outro.

Imagem 1, fonte: http://www.gpstraining.co.uk/

Imagem 2, fonte: http://euqueroisso.wordpress.com/2009/09/30/apontador-g8/

Imagem 3 fonte: http://www.navigadget.com/index.php/tag/tomtom

One thought on “GPS multimídia para veículos com TV, MP3 e DVD Players integrados, eficiência e autonomia de bateria.

  1. I simply want to mention I’m all new to blogs and absolutely loved you’re web site. More than likely I’m going to bookmark your website . You surely have impressive stories. Cheers for sharing your web-site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *