GPS: o que é e para que serve?

GPS 1604_1O GPS é um dispositivo portátil que serve como um tipo de bússola, só que não se baseia no magnetismo da terra, como nas antigas bússolas, mas sim num sistema de satélites que emitem sinais para o receptor GPS, informando sobre a latitude, longitude e altitude do exato local do seu portador. O GPS também pode informar sobre a velocidade, direção e fuso horário do seu portador.

O funcionamento do sistema GPS depende de relógios de altíssima precisão (relógios atômicos) instalados nos satélites emissores de sinal. Os satélites GPS podem ser utilizados por todos, sem custos. O funcionamento do receptor GPS, por sua vez, depende de um software de navegação que atualiza dados GPS e cartográficos. Os dispositivos GPS recebem sinais provenientes dos satélites, sem, no entanto, transmitirem sinais.

O aparelho GPS está diretamente ligado com o sistema de navegação por satélite denominado Global positioning system (Sistema de posicionamento global), cuja denominação é emprestada ao aparelho receptor. Este sistema é constituído por 24 satélites, que são programados para enviar constantemente sinais de rádio aos receptores GPS.

Para que haja recepção de sinal, são necessários apenas quatro satélites, que realizam um cálculo para determinar a posição e horário do receptor GPS, independente das condições atmosféricas, momento e lugar do planeta, contanto que não haja barreiras físicas bloqueando a radiofrequência, impedindo, assim, que os quatro satélites envolvidos realizem o cálculo.

O receptor GPS é útil principalmente para profissionais que precisam obter uma localização exata de um determinado local, como para marinheiros em alto-mar, para pesquisadores trabalhando em áreas longínquas da terra e para profissionais ligados à aviação aérea em geral.

Uma tendência moderna é a sua utilização por motoristas de automóveis, profissionais ou não, em viagens pelas estradas de uma cidade, de um país ou do mundo. O GPS pode encontrar o caminho para um local, estimar a velocidade e direção do deslocamento de um carro, pois dispõe de um sistema de mapas que proporciona ao usuário a descoberta de novos caminhos.

O GPS também é útil para geólogos, arqueólogos, bombeiros, ciclistas, balonistas e pescadores; pode ser usado também no ecoturismo, no voo livre, na agrimensura e na agricultura de precisão para otimizar a aplicação de corretivos e fertilizantes. Na área militar é também utilizado para direcionamento de armamentos de precisão.

One thought on “GPS: o que é e para que serve?

  1. I simply want to say I’m all new to blogging and truly enjoyed you’re web page. Likely I’m want to bookmark your site . You really come with superb articles and reviews. Bless you for revealing your webpage.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *