Lista de 12 recomendações para tirar selfies de ótima qualidade e se dar bem nas redes sociais

elfie do ano Ocar 014Os autorretratos tirados a partir de um dispositivo móvel e compartilhados em redes sociais, os quais vêm sendo denominados popularmente de selfies, constituem a grande moda do momento, que, juntamente com as redes sociais, tanto podem ser um fenômeno efêmero, quanto durar por muito tempo, talvez além do que possamos imaginar e, nesse tempo, ainda podem passar por aperfeiçoamentos. Sua popularidade tem aparecido até mesmo em eventos anuais, como na premiação de filmes e artistas do ano, o célebre Oscar. Isso tudo faz com que as pessoas fiquem mais exigentes com suas selfies e fotografias em geral.

O termo selfie começou a se popularizar justamente a partir do Oscar de 2014, que foi considerado pela imprensa internacional o ano da selfie, muito embora a palavra tenha surgido em 2012, em cujo período foi considerada a palavra do ano; mas somente em 2014 é que viria a se consagrar em popularidade, sendo citada 92 milhões de vezes no Twitter, representando um crescimento de 500% em relação a 2013 e, para isso, contribuiu significativamente o famigerado autorretrato tirado pela apresentadora do Oscar, Ellen Degeneres, no qual foram fotografadas várias celebridades do cinema americano; a reação para o ato no Twitter provocou um milhão de retuitadas em 60 minutos, sendo considerada a imagem do ano pela revista Time.

Mas afinal como se pode definir uma selfie? Pode-se obter um significado representativo para a o termo pela combinação de definições do site Wikipedia e do Urban Dictionary: selfie é uma fotografia tirada de si mesmo com o auxílio de um dispositivo móvel, que é distanciado do objeto, você mesmo, de acordo com o comprimento do seu braço, podendo ser também diante de um espelho; mas que, adicionalmente, pode conter outras pessoas, constituindo as chamadas selfies de grupo, além de outros elementos de caráter exclusivamente pessoal, que comunicam alguma emoção ou afeto aos usuários de redes sociais, nas quais se objetiva publicá-la.

Entretanto, obter selfies de boa qualidade para postar em redes sociais, a partir de seu celular, smartphone, tablet, notebook ou câmera digital não basta simplesmente voltar a lente para si, mas você deverá seguir algumas recomendações básicas, que iniciam pelo modo de segurar seu dispositivo móvel até a utilização de aplicativos específicos para dar um toque extra às suas selfies. Existem aplicativos tanto para a plataforma Android como para a iOS. Outra informação relevante para quem é fissurado numa selfie é que os fabricantes de dispositivos móveis como Samsung, Lenovo, Nokia e Sony, entre outros, estão produzindo smartphones com câmeras frontais mais poderosas para que seus potenciais usuários possam obter autorretratos de melhor qualidade.  E para que você produza boas selfies e se dê bem nas redes sociais, além de aplicativos e poderosas câmeras frontais, selecionamos algumas recomendações e técnicas simples que podem lhe auxiliar a obter uma boa selfie. Ei-las:

(1) Descubra o seu melhor perfil e a sua melhor pose 

Dezcubra melhor pozeInicialmente tire várias fotos de si mesmo, especialmente de perfil, pois quase todo mundo é tem o rosto ligeiramente assimétrico, portanto, descubra qual dos seus perfis é mais fotogênico e memorize-o para usá-lo em suas selfies e fotografias em geral; Igualmente tire várias selfies em várias poses e escolha a que você achar melhor, memorize as melhores e as utilize para suas selfies. Portanto, capriche na pose, pois ela tem tudo a ver com a foto, mas de acordo com o cenário em que você estiver, com descontração, naturalidade e sem exageros. Algumas feições que costumam ganhar muitas curtidas nas redes sociais são caras e bocas engraçadas, sorriso e meio sorriso, mas tome cuidado para não exagerar e cair no ridículo.

(2) Diversidade com naturalidade 

Zelfie com naturalidadeProcure diversificar sua própria imagem, mas, como já dissemos, sem exageros, com simplicidade e naturalidade, coloque um sorriso no rosto, evite expressões forçadas e lembre sempre de que menos é mais; e seja você mesmo, sobretudo.  Tente também mostrar uma expressão interessante em seu rosto. Neste quesito, o sorriso é tiro certeiro, pois é uma expressão que agrada, de imediato, a qualquer pessoa, porém se você preferir uma expressão mais séria, experimente um jeito calmo, centrado, concentrado, absorto, distraído, pensativo, imaginativo, divagante, etc. Para obter uma foto com uma expressão que pareça o mais autêntica possível, você pode utilizar um dispositivo com detector de sorriso durante um filme que seja capaz de produzir, em você, alguma dessas expressões e outras possíveis e peça o auxílio de um amigo(a) ou irmão(ã).

(3) Dê atenção especial ao cenário da foto 

Cenario zelfieO objeto principal de sua selfie seja você mesmo, entretanto, zele também pela boa aparência do cenário. Evite tirar fotos diante do espelho do banheiro, pois é comum elas serem mal comentadas.  Ao contrário, escolha cenários que possam gerar bons comentários nas redes sociais, pois, dessa forma, enriquecerá sua selfie, como também justificará sua publicação em redes sociais e não será apenas mais uma selfie vazia, com pouco assunto para boas conversas.

Para os cenários também vale o princípio da diversidade, portanto, diversifique também os ambientes, para que suas selfies não se tornem uma chatice para seus amigos. Na hora de produzir suas selfies, pense com bastante dedicação em você e no ambiente, para que suas selfies gerem conversas interessantes nas redes sociais.

Aproveite o que estiver a sua volta, por exemplo, um vaso de com flores sobre a mesa, uma praça perto de sua casa, cortinas coloridas na janela, etc, etc. Evite ambientes muito privativos como banheiro, cama desarrumada, quarto bagunçado e outros similares.  Se possível, também aproveite elementos naturais que caracterizam as estações do ano. Na primavera e verão, você pode utilizar, em segundo plano, um arbusto cheio de flores; no outono, você pode se valer da variação de cores nas folhas e; no inverno, utilize um cenário que envolva gelo ou neve, se possível. De modo geral, campo e espaços com vegetação natural também são boas opções para suas selfies.

As praias são ambientes extremamente favoráveis para se fazer boas selfies, devido à abundância de luz do sol. Entretanto, na hora de fazer sua selfie, não fique de frente para o sol, pois isto irá prejudicar a qualidade da imagem, já que parâmetros como brilho e contraste ficarão reduzidos; também na praia temos outro elemento que realça a beleza da fotografia, que é a água, a qual proporciona maior brilho e beleza para sua pele e cabelos.  Por outro lado, se o seu caso é produzir uma selfie tradicional, então basta uma parede de cor uniforme da cor que você prefira ou mesmo com algum quadro que a enfeite para quebrar a monotonia.

(4) Luz natural e flash

Portrait of young and beautiful woman taking self portrait with her cell phoneUma boa iluminação é fator determinante para se tirar boas fotografias, de modo que, sempre que puder, prefira a luz natural ao flash. Para isso, procure um local bem iluminado, como aqueles próximos de uma janela ou, se for a noite, procure a melhor posição para que sua face esteja bem iluminada, mantendo a fonte de luz bem à sua frente e um pouco acima de seus olhos, de modo que não forme sombras, se possível. A luz a sua frente tem o poder de deixar sua pele mais brilhante, realça suas características pessoais e melhora sensivelmente a qualidade da foto. Outra recomendação que pode melhorar suas selfies é ficar próximo a cortinas e outros anteparos caseiros que possam auxiliar na difusão da luz, deixando-a menos intensa e suave, como também colaboram para que o ambiente fique com boa claridade para sua selfie.

As sombras são resultantes de iluminação inadequada, mas com auxílio de fontes artificiais, elas podem ser eliminadas, de modo que se possam garantir cores mais realistas, o mais semelhante possível àquelas produzidas pela luz natural. Felizmente, para maior facilidade na obtenção de selfies de boa qualidade, hoje você pode contar com as modernas câmeras digitais que contam com correções automáticas de sombras e olhos vermelhos, muito embora, para obtenção de selfies costume-se usar mais frequentemente os smartphones.

Lembre-se de que luz em excesso vai deixar sua selfie muito branca, por outro lado, a carência de luz ou luz de fundo, só formará sua silhueta; também evite ambientes com luz fluorescente intensa, pois ela não contribui para a obtenção de fotos de qualidade. O melhor tipo de luz para fotografias em geral é a brilhante e difusa com razoável intensidade; caso a luz seja muito intensa, além dos possíveis difusores naturalmente encontrados em ambientes domésticos, como as já referidas cortinas, use difusores, eles podem ser adquiridos a preços módicos ou construa um. O site instructable.com apresenta cinco passos simples para você construir um difusor. Clique sobre o domínio do site e confira.  Quanto ao flash, deve ser evitado sempre que possível, entretanto, na ausência de fontes de luz natural ou artificial, você deverá utilizar o flash e, para evitar branqueamento da imagem devido à intensidade do flash, utilize um pedaço de papel. Isto evitará que sua imagem saia muito branca.

(5) Usando o espelho de forma correta

Zelfie paula fernanda no epelhoSe for inevitável a utilização do espelho para obtenção de sua melhor selfie, então o utilize, porém, que não seja o do banheiro; como também esteja ciente de que fotografias assim produzidas apresentam algumas desvantagens, como a de fazer a imagem ficar invertida, a de que a câmera aparecerá na imagem, a formação de uma imagem muito clara devido ao reflexo de luz, eventuais sujeiras no espelho podem ser fotografadas, além da possibilidade de distorcer alguns traços pessoais.

Para utilizar a máxima potencialidade que tem um espelho para obtenção de uma imagem de qualidade, na ocasião de fazer a selfie, estique seu braço, aponte a câmera na direção de seu rosto e tire sua foto. Talvez seja necessário tirar mais de uma selfie até que você obtenha a melhor posição para a câmera e, consequentemente, para a melhor imagem. Tire selfies tanto com a mão direita quanto com a esquerda e veja qual delas lhe permite obter o melhor ângulo para suas selfies.

(6) Prefira tirar fotografias assimétricas

Zelfie azzimetricaOs fotógrafos profissionais e semiamadores aconselham que, para tirar uma fotografia atraente, é preciso evitar que o objeto seja colocado no centro da fotografia, pois as fotos que apresentam simetria são muito menos atraentes do que as assimétricas.  Para você obter fotografias assimétricas, divida horizontal e verticalmente o campo da fotografia em três partes e coloque a sua face no primeiro terço vertical (à esquerda) e testa e olhos no primeiro terço horizontal (superior) e deixe o último terço vertical para o cenário. Esta é a chamada regra dos terços, muito utilizada por fotógrafos profissionais. Alternativamente, faça uma selfie assimétrica de seu rosto de um lado e o cenário, do outro. Isto poderá produzir bons resultados, especialmente se o cenário for uma bela paisagem natural, constituindo um ótimo complemento para seu rosto.

Se, ao aplicar esta regra, a imagem de seu rosto não lhe agradar, então experimente eliminar parte do seu rosto, tanto para o lado esquerdo, quanto para o superior, pois, deste modo, a selfie vai ficar mais bem preenchida e dará mais ênfase a assimetria ao contrastar com o cenário. Para obter variações de ângulo de seu rosto na selfie, tire fotos sem olhar diretamente para a câmera. Você pode utilizar, também, o celular ou smartphone em modo de paisagem (e não em de retrato), pois, talvez assim o resultado possa ser melhor.

(7) Use filtros fotográficos 

Filtro preto e branco na zelfieUtilize os filtros fotográficos para suavizar sombras, compensar o balanço de cores e enfraquecer expressões faciais. Os filtros permitem também proporcionar certos estilos à fotografia, como preto e branco, tom de antigo, assustador, sombrio ou romântico. Será preciso testar vários filtros para escolher o que fica melhor para sua selfie.  A maioria dos smartphones dispõe de aplicativos com filtros de luz simples, como o sépia e o preto e branco e muitas redes sociais, como Flickr e Instagram, disponibilizam filtros de imagens a seus usuários, como também você pode recorrer a alguns aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis que disponibilizam este recurso, os quais você poderá adquirir no Google Play Store ou Apple Store.

O Instagram disponibiliza 20 filtros para seus usuários, mas se você acha que isso é pouco e quer mais diversidade de opções, até porque deseja publicar uma selfie bem original e criativa, então eis alguns aplicativos desenvolvidos tanto para a plataforma Android como para a iOS, aos quais você pode recorrer: Retro Camera Plus e Vignette (Android); Hipstamatic (iOS) e Pudding Camera (iOS e Android), que oferecem filtros que simulam câmeras vintage como Diana, Holga, Little Orange Box, Lomo, Polaroid e Pinhole.

(8) Editando sua selfie 

Editando a zelfieUtilize um programa editor de imagens para dar alguns retoques a sua selfie, antes de postar em suas redes sociais, remova manchas, imperfeições e elementos indesejáveis que estão no cenário; redimensione para dar mais ênfase a você mesmo com algum elemento do ambiente, mude o sentido de simetria da imagem, aumente ou diminua o brilho e o contraste, dentre muitas outras possibilidades de edição. Mais recursos para aperfeiçoar sua selfie, você poderá encontrar em aplicativos específicos para isso, como os referidos acima.

A edição de fotos é especialmente recomendada para selfies tiradas diante do espelho, pois nessas fotos costumam aparecer objetos inesperados e reflexos de luz, que podem ser removidos ou amenizados pelo procedimento de edição do autorretrato.  Dentre os dispositivos móveis, os smartphones tem a vantagem de vir com aplicativos fáceis de usar, que permitem a edição de sua selfie antes de postá-la nas redes sociais. Para smartphones da plataforma iOS (iPhones), temos a apresentar os aplicativos Câmera+ e o Photoshop Express, sendo que o ulterior também possui versão para a plataforma Android. Recursos como a função claridade para análise de imagens, flash frontal, ajuste de foco e exposição, estabilizador de imagem, modos de cena e efeitos de HDR são disponibilizados no Câmera+ para o iPhone, enquanto que o Photoshop Express possui recursos como corte e rotação de fotos, ajuste de contraste e balanço de cores, dentre outros, para os demais smartphones do sistema Android.

(9) A câmera digital do smartphone

Camera frontal do Smartphone para Selfies-2015Invista em um smartphone que tenha uma boa câmera frontal, pois, permitem selecionar o melhor ângulo para a foto e que tenha resolução de pelo menos cinco megapixels. Você pode chegar aos melhores ângulos por meio de vários testes, até perceber que atingiu um bom resultado. A vantagem da câmera frontal sobre a traseira é que ela permite encontrar os melhores ângulos, assim como os melhores segundos planos para obter uma boa imagem.

Evite, portanto, usar celulares ou smartphones com apenas câmeras traseiras, pois elas dificultam o foco, muito embora suas câmeras apresentem maior índice de pixels; mas se você ainda possui um smartphone com apenas câmera traseira, então, para tirar sua selfie, procure calcular/imaginar o foco, faça muitas imagens e escolha as melhores. De modo geral, procure tirar o máximo proveito das configurações de fotografia do seu dispositivo móvel. Entretanto, se seu dispositivo tiver tanto câmera frontal, como traseira, escolha aquela que tiver maior poder resolutivo em megapixels.

(10) Posicionando o dispositivo para a selfie 

Pozicionando o dizpozitivo para a selfieTendo descoberto a seu melhor perfil e ou sua melhor pose, chegou a hora, então, de tirar sua selfie. Para isso, segure a câmera um pouco mais acima de sua cabeça apontando para seu rosto e click! Está pronta a sua selfie e talvez quase perfeita para ser postada em redes sociais, mas antes de publicá-la, é aconselhável fazer uma checagem geral para conferir se está tudo certo e, após isso, publique-a. Se possível, escolha ou crie um bom segundo plano para sua selfie, especialmente as de espelho, e observe a regra dos terços, bem como os princípios de iluminação referidos acima. A posição da câmera um pouco acima da cabeça permite obter um rosto mais fino, além de dissimular o tamanho do nariz; como também inclinar levemente a cabeça para baixo ou para o lado também ajuda a melhorar a fotogenia na selfie.

Se você é principiante na arte de tirar selfies, então, no seu caso uma boa recomendação é segurar o celular ou smartphone com as duas mãos, pois, assim, você terá mais estabilidade na imagem, evitará a formação de imagens tremidas, embora muitos dispositivos atualmente disponíveis no mercado venham com recursos para estabilizar automaticamente, após alguns segundos, sua fotografia.

(11) A etiqueta da selfie

Etiqueta da zelfieAo escolher um lugar ou evento para produzir sua selfie, pergunte-se a você mesmo se o momento é conveniente para tal procedimento, pois é preciso respeitar os momentos ou lugares que envolvem sentimentos pessoais, comoções ou valores coletivos e sociais. É de bom alvitre evitar tirar selfies em funerais ou em locais de acidentes, pois elas podem causar reprovação social, igualmente evite tirar selfies que possam chatear ou ofender alguém, considere sempre a conveniência de suas selfies para que, se não forem bem comentadas, ao menos não gerem maus comentários. Também respeite os eventos destinados a marcar a vida de outras pessoas (e não a sua), como casamentos, colação de grau e similares.

Outra situação em que você deve evitar tirar selfies é em monumentos destinados a recordar eventos trágicos, nos quais uma, algumas ou multidões de pessoas pereceram. Nestas situações, ao invés de parecer bem, você corre sério risco de ser muito mal comentado nas suas redes sociais. O site techtudo selecionou algumas selfies de mau gosto postadas no Instagram, clique no link sobre o nome do site, confira e procure não cometer os mesmos erros.

(12) Redes sociais 

Redez zociaiz para zelfiezAs redes sociais estão intimamente relacionadas com as selfies, pois as pessoas as usam para contar as novidades, fatos novos que ocorreram em suas vidas e, dentre as melhores redes sociais para postar e gerar comentários para suas selfies estão o Instagram, o Snapchat, o Flickr e o famigerado e popularíssimo Facebook.  O Instagram é uma rede de compartilhamento de fotografias e autorretratos, a partir de aparelhos móveis, que disponibiliza uma série de filtros para seus usuários, de modo que, possa dar um toque pessoal às suas imagens, proporcionando certo estilo à sua selfie, como por exemplo, pela aparência de antiguidade e preto e branco; de modo que se pode dizer que esta rede social anda de mãos dadas com imagens e selfies.

O Snapchat é também uma rede social baseada em imagens e vídeos, os quais são utilizados pelos seus usuários para enviarem mensagens e conversarem entre si, com a relevante característica de que as mensagens são automaticamente eliminadas da plataforma alguns minutos após serem abertas pelos destinatários, e isto faz com que o usuário produza o máximo possível de selfies para manter o fluxo de mensagens em rede.

O Flickr é uma plataforma de hospedagem que partilha principalmente imagens fotográficas, mas também desenhos, documentos gráficos e ilustrações em geral, ampliando, assim, as opções de uso. Como rede social, permite aos seus usuários criarem álbuns como meio de armazenar e organizar seus conteúdos gráficos e imagens em geral, como também vídeos, além de poderem conhecer fotógrafos profissionais de todo o mundo. É uma boa opção para armazenar e partilhar suas selfies e fotografias em geral, especialmente aquelas mais artísticas.

O Facebook, a maior rede social da atualidade, também possui recursos que permitem postar imagens e vídeos, como o aplicativo Facebook Camera, além de permitir a postagem de imagens diretamente na linha do tempo, seja por meio de dispositivos móveis ou por outro meio, os quais facilitam sua interatividade social com seus familiares e amigos.

Resumo e síntese

Regra do terçozEm resumo, pode-se dizer que, para produzir uma boa selfie, é necessário levar em conta vários fatores, como luz natural ou artificial, brilhante, intensa ou difusa, flash e difusores de luz, além de técnicas básicas de fotografia, como a regra dos terços, para obtenção de fotos com elementos assimétricos. A escolha do cenário também é muito importante para ser utilizado como complemento de seu rosto, e, para isso, aproveite elementos característicos das estações do ano ou do ambiente doméstico; como também é importante descobrir seu melhor perfil, sua melhor pose; use expressões descontraídas e com naturalidade ou expressões mais sérias que eventualmente possam combinar com você.  Utilize elementos que vão proporcionar um estilo específico para sua selfie e fotografias em geral, como os filtros fotográficos, como também edite sua selfie para remover imperfeições e outros elementos indesejáveis. A edição de sua selfie é especialmente recomendada se for tirada diante de um espelho.  A câmera frontal permite escolher os melhores ângulos, mas a câmera traseira geralmente possui maior resolução, embora os fabricantes estejam envidando esforços para produzir smartphones e celulares com câmeras frontais mais poderosas, escolha a câmera traseira se a resolução da câmera frontal não for satisfatória, de pelo menos cinco megapixels. Observe o posicionamento da câmera um pouco acima da cabeça, como também procure produzir diversos ângulos do seu rosto, não olhando diretamente para a câmera. Por fim reflita sobre a conveniência de fazer selfies em dados momentos e lugares considerados inconvenientes para não ser criticado por seus familiares e amigos e só então poste nas suas redes sociais preferidas.

Em suma, para produzir uma boa selfie não é simplesmente apontar a câmera do smartphone para si e clicar, mas é preciso observar uma série de elementos que vão desde o modo de segurar o dispositivo até a edição da selfie para finalmente postá-la em redes sociais. Elementos que compõem o cenário, a qualidade da luz, a utilização de aplicativos para adicionar filtros são elementos que devem ser levados em consideração na hora de produzir uma selfie de qualidade, além da ênfase necessária que a pessoa fotografada deve dar a si mesma, através de um bom perfil, uma boa pose, uma boa expressão feita descontraidamente e com naturalidade, bem como a conveniência do local ou do momento. São fatores que sempre devem ser observados quando se for fazer uma selfie, o que vai contribuir sobremaneira para que seja bem comentada em redes sociais. Faça bom proveito destas recomendações, boas selfies e até a próxima.

95 thoughts on “Lista de 12 recomendações para tirar selfies de ótima qualidade e se dar bem nas redes sociais

  1. I just want to mention I’m beginner to weblog and seriously loved your blog. Very likely I’m going to bookmark your blog post . You surely have incredible well written articles. Many thanks for sharing with us your webpage.

  2. I just want to tell you that I am just newbie to blogging and certainly liked you’re page. More than likely I’m planning to bookmark your site . You definitely have exceptional well written articles. Thanks a lot for sharing your website page.

  3. Greetings from Colorado! I’m bored to tears at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break. I really like the information you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m amazed at how quick your blog loaded on my mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, good blog!

  4. Hello there, I found your blog by way of Google at the same time as searching for a similar topic, your web site got here up, it looks good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

  5. I comment when I appreciate a post on a website or if I have something to contribute to the conversation. It is triggered by the fire communicated in the post I browsed. And on this post About this Series | That a Nation Might Live. I was actually moved enough to post a comment I actually do have 2 questions for you if it’s okay. Is it just me or does it look as if like a few of the remarks come across like left by brain dead people? 😛 And, if you are posting on other online sites, I’d like to follow you.

  6. My brother recommended I might like this website. He was entirely right. This post truly made my day. You cann’t imagine just how much time I had spent for this info! Thanks!

  7. It is the best time to make some plans for the future and it’s time to be happy. I have read this post and if I could I wish to suggest you some interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring to this article. I wish to read more things about it!

  8. Hi, i think that i saw you visited my web site so i came to “return the favor”.I’m attempting to find things to improve my website!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

  9. Wonderful article! This is the kind of info that are supposed to be shared across the internet. Disgrace on the seek engines for no longer positioning this submit higher! Come on over and visit my site . Thanks =)|

  10. Howdy! Someone in my Facebook group shared this site with us so I came to check it out. I’m definitely loving the information. I’m book-marking and will be tweeting this to my followers! Great blog and terrific design and style.|

  11. I¡¦m not positive where you are getting your info, however great topic. I needs to spend some time learning more or figuring out more. Thank you for great info I was searching for this info for my mission.

  12. Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it’s really informative. I am gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future. Many people will be benefited from your writing. Cheers!

  13. There are certainly a lot of details like that to take into consideration. That is a great point to bring up. I offer the thoughts above as general inspiration but clearly there are questions like the one you bring up where the most important thing will be working in honest good faith. I don?t know if best practices have emerged around things like that, but I am sure that your job is clearly identified as a fair game. Both boys and girls feel the impact of just a moment’s pleasure, for the rest of their lives.

  14. excellent issues altogether, you just received a emblem new reader. What might you suggest in regards to your submit that you simply made a few days in the past? Any certain?

  15. It’s appropriate time to make some plans for the future and it’s time to be happy. I have read this post and if I could I wish to suggest you few interesting things or tips. Perhaps you could write next articles referring to this article. I desire to read even more things about it!

  16. Terrific work! That is the kind of info that should be shared across the net. Shame on Google for now not positioning this post upper! Come on over and discuss with my web site . Thanks =)|

  17. First off I want to say fantastic blog! I had a quick question that I’d like to ask if you do not mind. I was interested to find out how you center yourself and clear your thoughts before writing. I have had a hard time clearing my mind in getting my thoughts out. I truly do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes tend to be lost just trying to figure out how to begin. Any ideas or tips? Appreciate it!|

  18. Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how could i subscribe for a blog site? The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

  19. Simply want to say your article is as amazing. The clarity in your post is just spectacular and i can assume you’re an expert on this subject. Fine with your permission allow me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the enjoyable work.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *