Oito critérios para utilizar na compra de um bom GPS automotivo

54776_Papel-de-Parede-Mapa-Mundi_1920x1200Com o advento da tecnologia da informação e telecomunicação móvel, muitos dispositivos portáteis foram desenvolvidos para auxiliar o ser humano nas mais diversas atividades. Dentre estes dispositivos, podemos destacar o GPS, acrônimo Inglês que significa Sistema de Posicionamento Global. Este sistema é baseado num conjunto de satélites que emitem sinais ao aparelho receptor (GPS), fornecendo informações sobre a localização de seu portador.

O GPS assume muita importância para quem quer se deslocar para lugares desconhecidos, constituindo-se em um excelente auxílio para pedestres, viajantes e tripulantes. Entretanto, para que seu GPS seja realmente um aparelho funcional, é muito importante que você faça a atualização periódica dos mapas.

Mas qual será o melhor GPS automotivo? Um aparelho em que você possa confiar; que não vai lhe deixar na mão na hora em que mais precisar? Vejamos abaixo alguns critérios pelos quais você deve se basear por ocasião da compra de um aparelho GPS.

Antes de mais nada, pode-se afirmar, de um modo geral, que os aparelhos GPS disponíveis para venda são muito semelhantes em constituição de hardware, portanto a marca e o modelo não tem tanta importância quando comparados à importância da atualização dos mapas. Estes, sim, merecem muita atenção, pois qual seria a utilidade de ter um GPS se sua cidade ou outra que lhe interessa visitar não estiver mapeada?

Porém, se o seu caso é conhecer a melhor marca de GPS, podemos lhe informar que a Garmin é uma das mais renomadas, principalmente quando se considera o hardware do aparelho, como também a qualidade dos mapas, denominados de Navigator.

Desenvolvidos pela empresa americana NAVTEQ, os mapas Navigator vêm pré-instalados nos GPS Garmin e podem ser muito úteis quando utilizados em regiões metropolitanas, mas podem apresentar problemas quando usados em cidades de pequeno e médio porte.

Projeto-TrackSource_270320gOutro fornecedor de mapas para os GPS Garmin é o Projeto Tracksource. Os mapas deste projeto são elaborados mediante cooperação de voluntários, o que é muito útil, principalmente para corrigir erros em mapas de cidades de pequeno e médio porte. O usuário pode entrar em contato com o desenvolvedor de sua cidade e informar um erro para correção. Em se tratando de Brasil, estes mapas apresentam atualização mensal e podem ser baixados diretamente para os GPS Garmin, a partir do site do desse projeto.

Os GPS Garmin são reconhecidamente os melhores, entretanto são também os mais caros. Portanto, para adquirir um GPS que seja mais em conta, utilize os seguintes critérios:

Primeiro, o chipset é uma peça importante para a recepção de sinal. Exija um modelo que possua um bom chipset, porque tais peças são responsáveis por uma boa recepção dos sinais advindos dos satélites, e uma boa captação do sinal significa maior precisão no cálculo do local a ser informado pelo aparelho. Os melhores chipsets são aqueles que possuem mais de 20 canais de recepção. Alguns exemplos de marcas de chipsets são NemeriX, QinetiQ, SirfStar III e XTrac.

Segundo, a antena externa melhora a recepção do sinal. Exija um GPS que possua suporte para antena externa, pois tais antenas melhoram consideravelmente a recepção de sinais advindos dos satélites.

Terceiro, uma boa configuração de hardware é essencial para o bom funcionamento do aparelho GPS. Ao adquirir um GPS, exija do vendedor um aparelho que possua memória RAM de 128 MB e processador de pelo menos 500 MHz. Essa quantidade de memória RAM é necessária para a utilização de softwares navegadores mais pesados, como o IGO PRIMO 2.0, do contrário você terá que se contentar com navegadores dotados de menos recursos e menos usuais. Por sua vez, os processadores capacitados de maior velocidade deixam a navegação bastante fluida, portanto são importantes para garantir uma rápida navegação e melhor tempo de respostas para refazer rotas, evitando a lentidão no processo de geração dos mapas na tela.

atualizaco-igo-2014-frete-gratis-3-ha-7-dias-correios-12695-MLB20064239649_032014-OQuarto, a atualização dos mapas em um software navegador de GPS é fundamental para que o aparelho se torne realmente útil. Antes de se decidir pela compra de um GPS, informe-se sobre a periodicidade de atualização das informações de trânsito que são essenciais para uma navegação de qualidade, como cidades auditadas, vias, radares, pontos de interesse e outras disponibilizadas, pelos fornecedores dos mapas, para o software utilizado no seu GPS, como também se é arrecadado algum tipo de mensalidade pelo serviço.

Quinto, a eficiência de um bom software de navegação é decisiva para uma precisão cirúrgica dos mapas. Ter um bom GPS significa basicamente que, além de uma boa configuração de hardware, ele deve conter também um software eficiente para navegação. Dentre os softwares mais recomendados por especialistas para GPS automotivos estão os da família IGO (8, AMIGO, PRIMO, etc.), que se caracterizam por apresentar uma interface muito fácil de ser utilizada, pois mostram telas de instrução claras e intuitivas; exatamente como um motorista comum (não profissional) precisa no dia a dia, além de apresentarem meios para o usuário inserir informações sobre o trânsito e as rotas, como no software IGO PRIMO 2012. Os softwares IGO são os mais utilizados no Brasil. O navegador Garmin, por sua vez, é um sistema operacional próprio, cuja interface é menos familiar ao brasileiro, mas que é compatível com diversos softwares geradores de mapas, como os da NAVTEQ e do Projeto TrackSource, sendo que os últimos citados também podem ser corrigidos com auxílio do usuário. Ressalte-se, entretanto que os navegadores da família IGO não são compatíveis com os GPS Garmin.

Sexto, preste atenção para a conveniência do tamanho da tela e tecnologias que permitem melhor visualização e conforto ocular. A conveniência do tamanho da tela depende do tipo de veículo em que você pretende utilizá-lo. Para bicicletas e motocicletas, um tamanho de tela ao redor de 5 polegadas pode estar de bom tamanho. Para carros e veículos maiores, a tela pode ser maior, para facilitar a visualização da tela, entretanto, o ideal é que o GPS possua comando de voz, para evitar que o motorista desvie a atenção do trânsito. Uma tela maior, por razões óbvias, também pode ser adequada se o GPS possuir TV digital integrada, mas lembre-se que, neste caso, a função TV digital só pode ser usada no banco traseiro, já que no banco da frente constitui infração de trânsito sujeita a multa e perda de pontos na carteira. Prefira as telas que utilizam tecnologias que produzem menos intensidade de brilho, o que pode causar desconforto ocular para alguns usuários; portanto, as telas foscas, que refletem menos luminosidade, são as que causam menos desconforto ocular. Pode-se encontrar GPS com tela de até 12 polegadas.

DSC04898Sétimo, ligue-se na durabilidade da bateria. É certo que o GPS pode ser ligado ao acendedor de cigarro do veículo, dispensando, de certo o modo, o uso da bateria, entretanto a autonomia da bateria é útil, principalmente, quando se precisa usar o GPS fora do carro, em caminhadas por uma cidade ou na prática de ciclismo de longo curso; ou ainda, em caso de congestionamento do trânsito, pode ser útil para a utilização da TV digital. Em quaisquer dos casos, opte sempre por modelos cuja bateria é recarregável. Faça uma estimativa do tempo que você consumirá em sua viagem para estimar a autonomia de bateria que você vai precisar ter no seu GPS. Se a viajem for muito longa compre um GPS de longa autonomia e recarregável. Quanto ao preço, os GPS de maior autonomia de bateria são mais caros, mas nada que um parcelamento no cartão de crédito não resolva.

Oitavo, concentre-se nas funções extras que realmente interessam. O GPS também pode vir com funções extras, que são especialmente úteis para quem precisa usá-lo todo dia, como estimativa do gasto de combustível, gravação de rotas, identificadores de radar e cálculo da velocidade média.

Outras considerações sobre hardware e software de GPS são que, em se tratando de GPS Garmin, pode-se ponderar que são os melhores, pois além da configuração robusta, são resistentes a quedas, possuem ótimos mapas, que são atualizados periodicamente; entretanto apresenta como desvantagens a interface dotada de poucos recursos, o que pode dificultar seu uso para usuários menos acostumados. De modo geral, pode-se dizer que os GPS Garmin são recomendados para usuários que não querem correr risco de chegarem a um lugar errado por causa de um erro do GPS, já que são os mais confiáveis, porém se você for tolerante e admitir que o GPS erre algumas vezes, então você pode comprar um GPS de outra marca.

Em suma, para aquisição de um bom GPS automotivo, é necessário prestar bastante atenção para a sua configuração de hardware, que deve apresentar pelo menos 128 MB de memória RAM, para garantir a utilização de softwares dedotados de mais recursos; como também você deve optar por um aparelho que possua processador de pelo menos 500 MHz de velocidade de processamento, para garantir fluidez na execução do navegador e, igualmente, um bom receptor de sinais (chipset) que apresente pelo menos 20 canais, além de suporte para antena externa. Os GPS mais renomados por sua eficiência e qualidade de hardware são os da marca Garmin, mas você pode optar por uma marca que seja compatível com um navegador IGO pré-instalado, que é o software mais usado no Brasil e de interface bastante amigável.

7 thoughts on “Oito critérios para utilizar na compra de um bom GPS automotivo

  1. I simply want to say I’m newbie to blogs and definitely liked you’re blog site. Most likely I’m going to bookmark your website . You surely come with exceptional stories. Thank you for sharing with us your web page.

  2. I just want to tell you that I’m all new to weblog and certainly savored your web page. Probably I’m want to bookmark your blog post . You definitely come with wonderful well written articles. Many thanks for revealing your blog.

  3. angeles|California}! I’m {bored to tears|bored to death|bored} at work so I decided to {check out|browse} your {site|website|blog} on my iphone during lunch break. I {enjoy|really like|love} the {knowledge|info|information} you {present|provide} here and can’t wait to take a look when I get home.

  4. I like the helpful info you provide in your articles. I will bookmark your weblog and check again here regularly. I am quite sure I will learn plenty of new stuff right here! Best of luck for the next!|

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *