Qual é a melhor configuração de um notebook para quem gosta de jogos digitais?

Jogos digitaisO saldão de Natal é um excelente momento para você adquirir o notebook que está precisando neste momento de sua vida. Então, para que você se dê bem numa eventual oportunidade de fazer um bom negócio, preste bastante atenção neste artigo, pois agora se vai falar de um assunto que desperta grande interesse em muitas pessoas; trata-se da melhor configuração de um notebook, capaz de realizar tarefas gráficas pesadas, como jogos digitais.

Um jogo digital, por si mesmo, tanto pode apresentar pouca ou bastante exigência para sua perfeita execução em um dispositivo digital, como um notebook, tablet ou ultrabook, etc., a depender da quantidade de espaço necessária para seu armazenamento e execução e, para isso, fatores componentes como processador, memória RAM, memória de armazenamento, placa de vídeo/GPU, tela ou display e autonomia de bateria são aspectos muito importantes para que se tenha um dispositivo de qualidade capaz de executar games com a melhor qualidade possível.

Entretanto, é sempre bom lembrar que não se trata de ter o notebook do momento, cujo processador apresenta o maior poder de realizar procedimentos do mercado, a maior quantidade de memória RAM ou de armazenamento possível, o que é aplicável, também, para os demais componentes referidos acima; já que é necessário considerar a função e as variáveis características de cada um destes componentes, de modo que possam estar em perfeita harmonia entre si, para poder proporcionar, ao usuário, o melhor desempenho possível, de acordo com o uso prioritário que pretenda destinar ao dispositivo. É o que se pode chamar de configuração ideal para um destino específico de uso, como para se divertir com games.

Vejamos, então, a importância que cada um destes componentes pode representar para o usuário, quando dentro de um dispositivo digital móvel, como um notebook, cujo proprietário pretende destiná-lo para entreter-se com jogos digitais.

Memória de armazenamento/disco rígido

Memoria SSDA memória de armazenamento/disco rígido, em se tratando de jogos digitais, é importante somente para a armazenagem dos arquivos que compõem os jogos e, mediante o conhecimento de sua capacidade de armazenamento e do tamanho médio dos jogos pode-se estimar a quantidade de games que você poderá guardar em seu notebook, tablet ou ultrabook. Mas lembre-se de que você não poderá utilizar toda sua capacidade nominal, já que 50% ou mais desta capacidade é destinada para abrigar o sistema operacional, como também não é recomendável preencher toda a capacidade restante desta unidade, a fim de que isto não venha a prejudicar o bom andamento da execução dos jogos.

A quantidade de jogos que você poderá armazenar em seu notebook, tablet ou ultrabook pode ser estimada a partir de uma simples fórmula, a qual é descrita em um artigo sobre tablets e jogos digitais. Neste artigo você encontrará essa expressão para estimar o número aproximado de jogos possíveis de armazenar na unidade de memória de armazenamento. Portanto, se você quiser ter muitos jogos em seu notebook, deve dedicar um pouco mais de atenção a esse componente e considerar as restrições referidas acima.

Em caso de PC/desktop, excepcionalmente, as limitações podem ser maiores, em virtude do disco rígido/HD possuir tecnologias eletromecânicas que tornam mais lentas as gravações e leituras, e podem causar travamentos e demais atrasos no processamento, sendo recomendável a utilização de um HD com a maior velocidade possível, assim como a maior quantidade de memória RAM possível do tipo DDR 3 e não de tipo inferior.

Memória RAM

ramA quantidade de memória RAM é fundamental para dar fluidez ao sistema, o que é muito importante principalmente em jogos que requeiram maior velocidade por parte do jogador digital (gamer). Entretanto, é conveniente lembrar que a quase totalidade dos jogos requer, em média 6GB, mas, como margem de segurança, em função de variações, pode-se adotar o valor de 8GB. Esta informação é muito importante, pois, em caso de notebooks, é comum que muitos apresentem a quantidade de memória RAM bem acima deste valor, o que eleva bastante o custo ao consumidor, o qual levará para casa um notebook que estará muito além de sua real demanda. Os chips de memória RAM que apresentam maior poder de realizar procedimentos de leitura e gravação são as DDR 3 1333 MHz e DDR 3 1600 MHz.

Processador

AMD X intelExistem várias marcas de processadores disponíveis no mercado, atualmente, mas a Intel é a que tem mais tradição no desenvolvimento de processadores, como também é a marca que está mais presente nos notebooks. Assim, se você optar por adquirir um notebook, tablet ou ultrabook com processador Intel, então é de bom alvitre lhe informar sobre alguns aspectos dos atuais processadores Intel disponíveis no mercado.

Os atuais processadores Intel, da série I (i3, i5 e i7), são de quarta geração, apresentam quatro núcleos (quad core), oferecem um desempenho médio de 8.3% superior aos da geração anterior; a diferença de desempenho entre os processadores da série I, por sua vez, é ainda menor, quando comparada à diferença de desempenho entre gerações de processadores. O mais recomendável, portanto, para que se tenha bom desempenho em jogos digitais, é adquirir um dispositivo que apresente processador i5 ou i7 e, dentre estes dois, opte pelo i5, pois o ganho de desempenho do i7 é muito pequeno, além de ser muito mais caro, o que baixa bastante a relação custo x benefício que apresenta. Os processadores de dois núcleos não são recomendáveis para quem quer utilizar o notebook para jogos pesados.

Mas fique ainda mais atento porque a Intel já lançou, recentemente, os processadores da série I de quinta geração, a qual já está pronta para entrar no mercado e isto deve baratear os dispositivos que apresentem processadores de quarta geração, a respeito dos quais estávamos discorrendo anteriormente. Os processadores de quinta geração são menores e conservam muitas características dos de quarta geração, o que os faz muito pouco superiores em desempenho, se isto houver, a depender de tais características, porém apresentam maior eficiência energética, característica ótima para dispositivos móveis, pois aumenta a eficiência da bateria, como também é excelente para quem vive se movendo de um local para outro, assim como pode ser interessante para lugares remotos, aonde a rede de energia elétrica convencional não chega e os recursos de fontes alternativas de energia são modestos.

Outra marca que se destaca, principalmente, pelas inovações tecnológicas, assim como pelo custo x benefício de seus processadores é a AMD. Estes processadores são dotados de APU (Unidade de Processamento Acelerado), que os tornam mais eficientes tanto em desempenho, como em economia de energia, além de que são superiores, em desempenho, aos da Intel com GPU integrada, pois são capazes de executar jogos pesados com muita fluidez e facilidade. Entre os processadores AMD que se pode indicar para games está o AMD FX que, junto com os processadores i5 e i7 da Intel, são as melhores opções para notebooks/desktops, com uma pequena vantagem para o AMD FX, por apresentar melhor custo x benefício.

Placa de vídeo

placa-de-videoEste é o componente que mais assume importância quando se trata de execução de games. Isto porque é responsável por controlar a capacidade e velocidade gráfica do seu dispositivo digital. As placas de vídeos dos notebooks podem ser on boards ou dedicadas. As placas de vídeo on boards são integradas à placa mãe e consomem memória RAM do sistema, ao passo que as placas de vídeo dedicadas não consomem memória RAM do sistema, pois possuem memória RAM própria, a qual é destinada exclusivamente para tarefas gráficas e, por esse motivo é que a placa de vídeo dedicada é a melhor para jogos digitais. A placa de vídeo dedicada deve possuir pelo menos 1GB para processamento. Estas placas também podem ser utilizadas para executar tarefas gráficas em programas utilizados frequentemente por profissionais como o AutoCAD, Photoshop, CorelDraw e outros.

A placa de vídeo possui um processador gráfico integrado, tecnicamente denominado de GPU, aludido acima, responsável pelo processamento para a produção de imagens e vídeos em alta definição (HD). Atualmente, muitos processadores, como os da Intel da série I, apresentam processador GPU integrado, o que facilita a execução de tarefas gráficas. Os processadores Intel com GPU integrado são muito utilizados em notebooks, tablets e ultrabooks.

A AMD, por sua vez, adotou uma solução inovadora em alguns de seus processadores, os quais reúnem numa só unidade (APU), aludida acima, o melhor da CPU (Unidade Central de Processamento) e da GPU, permitindo a execução de jogos digitais pesados e internet três vezes acelerada, os quais foram desenvolvidos para notebooks, netbooks e desktops.

Quanto às marcas de placas de vídeo para notebooks, as consideradas de melhor qualidade são AMD e NVidia e os melhores chips integrados aos processadores para desempenho gráfico (GPU) pertencem às marcas Geforce e ATI Radeon HD.

Display e bateria

DisplayA qualidade da tela é importante para proporcionar maior satisfação ao usuário com seu equipamento, sendo que são duas variáveis que contribuem, significativamente, para a melhor experiência do usuário: tamanho e resolução de tela. Quanto maior a tela, maior será a satisfação do usuário no momento de executar um jogo digital, como também a qualidade de resolução, quanto maior, melhor será para o usuário sentir-se satisfeito; e quanto à bateria, notebooks costumam apresentar durabilidade de bateria em torno de 3 a 5 horas de uso contínuo e, os notebooks mais caros, como os da Apple e da Alienware, podem alcançar mais de 8 horas de uso contínuo, o que é bom para quem, em dado momento ou circunstâncias locais, como já dito, não dispõe de acesso à rede de energia elétrica. O tamanho mais comumente utilizado para notebooks está entre 14 e 16 polegadas e as resoluções de tela igualmente mais encontradas são de 1366×768 e 1920×1280 pixels, como também são as que proporcionam melhor qualidade gráfica.

Resumo e conclusão

Portanto, resumindo e para concluir pode-se dizer que a melhor configuração de notebook para jogos digitais é a que tiver memória RAM de 6 a 8GB, já que quase nenhum jogo digital requer mais de 6GB de memória RAM, que deve ser do tipo DDR 3, e não inferior, e com frequência de 1333 ou 1600 MHz; e quanto à memória para armazenamento, isto fica a critério de cada um, a depender do tamanho e quantidade de jogos desejados, lembre-se, também, de que cerca de 50% da capacidade de armazenamento é reservada para o sistema operacional e que o restante não deve ser preenchido totalmente, para que o sistema não perca fluidez. O processador tanto pode ser Intel i5 ou i7, ou ainda AMD FX, o qual apresenta, entretanto, melhor custo x benefício. Além destes três componentes essenciais para um dispositivo digital móvel, também é muito importante, a placa de vídeo, que deve ser preferencialmente dedicada e de pelo menos 1GB; e de relativa importância é a tela, que deve ter entre 13 a 16 polegadas com resolução de 1366×768 ou 1920×1280 pixels, além de desejáveis 5 horas de autonomia de bateria ou mais, se possível. Estes são os elementos fundamentais para uma configuração ideal e econômica para quem é fissurado em jogos digitais. Até mais e volte sempre!

Fonte: internet

86 thoughts on “Qual é a melhor configuração de um notebook para quem gosta de jogos digitais?

  1. Hey there I am so grateful I found your blog, I really found you by error, while I was searching on Bing for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say many thanks for a fantastic post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through it all at the moment but I have book-marked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the great b.|

  2. I simply couldn’t depart your website before suggesting that I actually enjoyed the usual information an individual supply in your visitors? Is going to be again frequently in order to check out new posts|

  3. This is the right blog for anyone who wants to find out about this topic. You realize so much its almost hard to argue with you (not that I actually would want…HaHa). You definitely put a new spin on a topic thats been written about for years. Great stuff, just great!

  4. I was very pleased to find this web-site.I wanted to thanks for your time for this wonderful read!! I definitely enjoying every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you blog post.

  5. I was very pleased to find this website.I wanted to thanks for your time for this wonderful read!! I definitely enjoying every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you blog post.

  6. An impressive share, I just given this onto a colleague who was doing a little analysis on this. And he in fact bought me breakfast because I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! But yeah Thnkx for spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If possible, as you become expertise, would you mind updating your blog with more details? It is highly helpful for me. Big thumb up for this blog post!

  7. I¡¦m no longer positive where you are getting your info, but great topic. I needs to spend some time finding out much more or understanding more. Thanks for excellent information I used to be looking for this info for my mission.

  8. own blog soon but I’m having a tough time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m

  9. Nice post. I learn something more challenging on different blogs everyday. It will always be stimulating to read content from other writers and practice a little something from their store. I’d prefer to use some with the content on my blog whether you don’t mind. Natually I’ll give you a link on your web blog. Thanks for sharing.

  10. Wonderful work! This is the kind of information that are meant to be shared across the net. Disgrace on Google for not positioning this post higher! Come on over and talk over with my website . Thank you =)|

  11. Sweet blog! I found it while browsing on Yahoo News. Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Many thanks|

  12. I just could not leave your web site before suggesting that I actually enjoyed the usual info an individual provide for your visitors? Is going to be again incessantly in order to check out new posts.

  13. Excellent post. I was checking constantly this blog and I am impressed! Extremely helpful information particularly the last part :) I care for such information a lot. I was looking for this certain info for a very long time. Thank you and good luck.|

  14. I’ve been exploring for a bit for any high quality articles or weblog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site. Reading this information So i am glad to express that I’ve a very good uncanny feeling I found out just what I needed. I most no doubt will make sure to don?t omit this website and give it a glance regularly.|

  15. Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I will be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

  16. I do not even know the way I stopped up right here, however I thought this submit used to be great. I do not realize who you might be however definitely you’re going to a well-known blogger when you are not already. Cheers!|

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *