Qual o melhor? Tablet, notebook ou ultrabook


4cadba4330c9b6cbee2ea1d9a98d0533O tablet assim como o ultrabook são, ambos, computadores portáteis de elevado desempenho, como também, de certo modo, podem ser considerados gadgets híbridos; já que o tablet, apresenta características de smartphone e computador pessoal (PC), enquanto que o ultrabook, tem características de netbook e notebook.

O tablet tem maior robustez e apresenta mais recursos que os melhores smartphones, porém são menos pujantes que os desktops e notebooks, enquanto que o ultrabook é semelhante ao tablet na velocidade de inicialização e autonomia do ciclo da bateria, porém apresenta mais poder de processamento, igualando-se aos melhores notebooks, sendo que os modelos de configuração mais robusta podem ser superiores a tais notebooks.

Em verdade, não se trata de eleger qual o melhor entre os três, pois cada um deles está direcionado a um tipo de público-alvo, conforme suas características físicas e configuração de hardware e software.

Além da portabilidade, o tablet apresenta algumas funcionalidades presentes em desktops, notebooks e ultrabooks, sendo que sua principal função, e nisto é semelhante ao netbook, é fornecer acesso a internete via wi-fi ou por meio de chips de celulares para internete móvel (3G ou 4G).

O tablet apresenta tela sensível ao toque (touchscreen), medindo de 7 a 10 polegadas e teclado virtual. O ciclo de autonomia da bateria é altamente vantajosa em relação aos notebooks, apresentando durabilidade entre sete a dez horas de uso contínuo, além de ligarem e desligarem rapidamente. Também apresenta portas de conexão USB, HDMI, assim como slots para cartão de memória.

GALAXY-Tab-P1000-Product-image-4Os processadores utilizados no tablet são do tipo ARM, Samsung, Quadcore, etc., que, ao contrário dos processadores da Intel, não esquentam, portanto dispensam a utilização de ventoinha para resfriar o processador, já que suportam a longa duração da bateria, além de serem rápidos e eficientes. No entanto, são processadores bem menores que os tradicionais utilizados nos desktops e, por essa razão são incapazes de executar programas robustos, seja de áudio, vídeo ou de cálculos complexos. Em suma, o hardware constituinte do tablet permite trabalhar bem apenas com sistemas operacionais e aplicativos leves e pequenos softwares.

O tipo de armazenamento é em drive SSD, uma espécie de HD baseado em memória flash, a qual está presente também nos pen drives e cartões de memória. A memória flash torna o tablet mais veloz e otimiza o ciclo de autonomia da bateria.

Os sistemas operacionais utilizados pelos tablets são basicamente três: 1) IOS – é o sistema operacional mais antigo, foi desenvolvido pela Apple e está presente no seu tablet, o Ipad; 2) Android – sistema operacional desenvolvido pelo Google é, muito provavelmente, o mais utilizado no mundo e; 3) Windows – é o sistema mais novo, sendo ainda utilizado em poucos modelos.

Os aplicativos utilizados tanto no sistema operacional Android como no IOS podem ser comprados em lojas online (App store), embora ambos disponibilizem aplicativos gratuitos, sendo que o sistema Android fornece um número bem maior de aplicativos gratuitos. Por exemplo, para trabalhar com planilhas e edição de texto do pacote Office da Microsoft, você precisará de um aplicativo, que poderá ser adquirido nas lojas online de aplicativos da Apple (Apple App Store) ou do Google (Androide Marketplace) ou ainda lojas particulares de alguns fabricantes.

O tablet é recomendado para quem gosta de trafegar na web e compartilhar conteúdos online (fotos, músicas, vídeos, e-mails, chats, redes sociais), vídeos-conferências, ler livros digitais (e-books), além de editar textos e planilhas. Mas, apesar de todas estas empregabilidades, é menos competente que o notebook devido ter menor poder de processamento.

O notebook, por sua vez, atende a uma ampla faixa de usuários, já que é produzido nas mais diversas configurações, porém é lento para inicializar, apesar de apresentar tempo médio do ciclo de bateria satisfatório, em torno de cinco horas. O ultrabook é para quem deseja velocidade e não quer perder tempo diante de um computador, além de que atende às necessidades de muitos profissionais que dependem de um aparelho mais robusto.

Fonte: Internet

imagem 2 – fonte: http://stelladauer.geek.com.br/assets/0001/7425/GALAXY-Tab-P1000-Product-image-4.jpg?1306100962

5 thoughts on “Qual o melhor? Tablet, notebook ou ultrabook

  1. I simply want to say I am very new to blogs and certainly enjoyed your website. Very likely I’m likely to bookmark your blog post . You amazingly have incredible writings. Thanks a bunch for sharing with us your web site.

  2. I simply want to mention I am just new to blogs and honestly enjoyed this website. Probably I’m want to bookmark your blog post . You really come with fabulous articles. Thanks a lot for revealing your website page.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *