Sustentabilidade: o que é



style=”display:inline-block;width:728px;height:90px”
data-ad-client=”ca-pub-5378311024345069″
data-ad-slot=”2666818230″>

imagem156597O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com o uso racional dos recursos naturais, uma vez que eles, ao contrário do que se propagava em meados do século passado, são esgotáveis. Este reconhecimento surgiu em função do aumento da população mundial e a consequente pressão sobre o meio ambiente e recursos naturais; do crescimento econômico das nações, desde a revolução industrial, baseado no consumo dos recursos naturais sem a preocupação com a preservação e reutilização de tais recursos, e o hábito do consumidor final em adquirir, usar e descartar materiais sem preocupações ambientais.

Conceitualmente, podemos dizer que sustentabilidade é o princípio pelo qual a satisfação das necessidades das gerações presentes, por meio dos recursos naturais, não deve afetar a satisfação das necessidades das gerações futuras.

Sustentabilidade, portanto, é um conceito que envolve a todos, suscitando cada pessoa, cada cidade, cada nação para uma mudança de atitude, tendo em vista a permanência da espécie humana em sua casa, o planeta Terra.

O conceito de sustentabilidade envolve questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais. O Brasil possui dois programas nacionais relacionados à sustentabilidade ambiental: o Procel (energia elétrica) e o Conpet (petróleo).

Além desses programas, foi criada a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), cuja aplicabilidade ainda é muito pequena e poucos municípios e empresas a implementaram. Em relação aos municípios, por exemplo, a Lei prevê que os lixões devem ser substituídos por aterros sanitários, no entanto, dos cerca de 5.000 municípios brasileiros, outros cerca de 4.000 ainda permanecem com seus lixões, e a coleta seletiva de lixo também é precária, pois cerca de 3000 municípios possuem apenas algum rudimento inicial neste tipo de coleta.

Em relação às empresas, algumas são consideradas sustentáveis pela mídia. De acordo com o portal imprensa, 800 empresas de 29 setores foram aferidas baseadas em publicações da imprensa em 2011, destacando-se, no ranqueamento geral, as empresas Natura, Itaú, Google, Coca-cola e Unilever. Entretanto, este ranking não revela quais empresas são mais sustentáveis, pois não está baseado em algum indicador de sustentabilidade reconhecido nacional ou internacionalmente. Ainda há muito que fazer.

As prefeituras, assim como as empresas, devem voltar-se também para a educação ambiental da população, enquanto parcela geralmente menos preparada para dar seu contributo para a sustentabilidade das cidades e do planeta, casa de todos.

Fonte: Internet

5 thoughts on “Sustentabilidade: o que é

  1. I just want to say I am just newbie to blogs and certainly savored this blog site. Very likely I’m want to bookmark your website . You absolutely come with impressive posts. Thanks for revealing your webpage.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *