Telas de dispositivos móveis podem fazer mal para os olhos?

1Olos e tela ns1É inegável que a tecnologia traz muitos benefícios para a sociedade. Entretanto, qualquer produto tecnológico precisa e deve ser avaliado quanto ao impacto ao meio ambiente decorrente do seu descarte, assim como os possíveis impactos na saúde humana, individual ou pública.

Em relação às telas de televisores, computadores pessoais e dispositivos móveis, por exemplo, desconfia-se que elas possam fazer mal para a saúde dos olhos. De acordo com o site ciência online, pesquisas realizadas na Universidade Complutense de Madrid em células epiteliais pigmentares da retina humana in vitro revelaram que as luzes de radiação LED (diodos emissores de luz) podem causar lesões significativas e irreparáveis nos olhos, se expostos de forma contínua e prolongada a esta radiação. Uma das pesquisadoras responsável por este estudo (Celia Sánchez-Ramos) aconselha o uso de óculos escuros com filtros UV como forma de proteger os olhos, além de alimentação rica em nutrientes benéficos aos olhos, como a vitamina A.

As luzes LED são utilizadas na retroiluminação de telas de cristal líquido (LCD) que, por serem mais econômicas e mais eficientes no consumo de energia, substituíram as luzes fluorescentes de cátodo frio. Portanto, só para esclarecer, não existe tela LED, o que existe é tela LCD retroiluminada com radiação LED, pois as telas de cristal líquido necessitam serem iluminadas para formar a imagem.

As telas CRT (tubo de radiação catódica), que eram utilizadas há algumas décadas atrás como monitores de PCs, foram substituídas pelas telas de cristal líquido retroiluminadas com radiação fluorescente, porque emitiam partículas (elétrons) que poderiam ser prejudiciais à saúde do usuário. Por esta razão algumas pessoas utilizavam uma tela protetora, a qual deve voltar a ser útil em se confirmando os resultados de pesquisa da professora Celia Sánchez-Ramos.

A retroiluminação nas telas LCD produz a incidência direta de feixes luminosos sobre o globo ocular. Porém, os olhos não foram feitos para receber a incidência de raios luminosos diretamente nos olhos, mas sim para ver as luzes que refletem dos objetos, reconhecendo-se, deste modo, suas cores.

Olhos ooculosA luz incidindo diretamente sobre os olhos pode causar desconforto em alguns usuários, sobretudo quando o brilho é intenso, principalmente, naqueles usuários que já apresentam algum problema de visão e que, muitas vezes, desconhecem. Neste caso, recomenda-se configurar o monitor ou tela de modo a diminuir o brilho e aumentar o contraste até a um ponto que seja confortável para você.

Em permanecendo ou reaparecendo o desconforto, você ainda poderá utilizar um protetor de tela daqueles antigos utilizados para monitores CRT, como também, usar película antirreflexo, de silicone, as quais protegem a visão do excesso de brilho, e podem ser encontradas para cada tamanho de tela. Em último caso, troque seu aparelho de tela LCD retroiluminada a LED por outro, cuja tecnologia seja menos prejudicial para seus olhos.

E já que falamos de película, lembramos que as telas LCD que utilizam a tecnologia touchscreen (tela sensível ao toque) dispõem de películas que funcionam como uma espécie de filtro das radiações emitidas pelo display, como também eliminam a eletricidade estática, o que reduz os possíveis efeitos nocivos da radiação para os olhos, sendo, portanto, as telas que podem trazer alguma proteção aos olhos do usuário.

Em adição a isto, frequentemente associada a tecnologia touchscreen, nas telas LCD, se encontra a tecnologia IPS (In-Planne Switching), que apresenta frequência de atualização da imagem em média de 220 Hz, o que minimiza os danos à visão do usuário. Esta tecnologia também apresenta controle de retroiluminação inteligente, que se ajusta conforme a claridade da imagem, representando, possivelmente, uma redução de risco para a saúde ocular do usuário.

3a-Peliicula siliconeA taxa de atualização está associada ao efeito piscante (efeito flicker), que representa a quantidade de vezes em que a imagem é processada na tela em segundos ou milissegundos, em cada imagem as linhas pares e ímpares de um painel de luzes são atualizadas alternadamente, causando este efeito, quase imperceptível ao globo ocular, mas que gera fadiga após longas horas de exposição. Portanto, quanto maior é a taxa de atualização da imagem na tela, tanto melhor será para os olhos. A taxa de atualização das telas modernas é de 120 Hz, o que significa que há uma elevada velocidade, muito maior que a capacidade de percepção dos nossos olhos, embora exista, também, uma frequência mínima para cada tipo de tela: 75 Hz para monitores CRT e 65 Hz para telas LCD.

Alguns dispositivos móveis, monitores de PCs ou televisores apresentam Tela LCD com sensor de luz ambiente, que ajustam, automaticamente, o brilho do painel LCD aos níveis de luz natural ou artificial presente no ambiente, fazendo com que o brilho aumente gradualmente, podendo isto não ser facilmente percebido, o que provavelmente pode representar ainda mais desconforto para os olhos, porém, o sensor de luz ambiente pode ser bloqueado e, assim, diminuir o brilho da tela.

Em contraponto à tela LCD, temos a tela e-ink, que encontramos principalmente nos leitores digitais de livros (e-readers). A tela e-ink se caracteriza por ser fosca, refletindo a luz de modo semelhante a uma folha de papel e, ao contrário da tela LCD, não é refletiva nem possui retroiluminação, portanto você não terá o desconforto do excesso de brilho, precisando apenas ajustar o dispositivo, como também não terá luz incidindo diretamente nos seus olhos, causando, portanto, menos fadiga ocular e, menos ainda, os prováveis danos irreparáveis à retina ocular.

A tela LCD, por ser retroiluminada, é mais recomendada para ser utilizada em ambientes escuros, ao contrário, a tela e-ink, por dispor de baixo contraste, é mais recomendada para ambientes abertos, podendo até mesmo ser a pleno sol, como em uma praia. No entanto, os dispositivos com tela LCD nem sempre dispõem de recursos que favoreçam seu melhor aproveitamento em ambientes escuros, como por exemplo, um teclado fosforescente, que permita digitar no escuro em meio a um blackout. Igualmente, a não ser que sejam inicialmente conceituais, não existem notebooks com tela dupla, e-ink e LCD, que permitam adequar seu uso tanto para ambientes claros como para escuros.

Com relação ao cansaço ocular, pelo menos até o presente momento, não há nenhuma evidência de que a tela e-ink seja melhor que a tela LCD retroiluminada por radiação LED, mas somente com relação ao desconforto produzido pelo excesso de brilho, que alguns usuários apresentam. Para a fadiga ocular o mais recomendável é fazer alguns minutos de pausa a cada uma ou duas horas em frente a uma tela (5 a 10 minutos para cada hora em frente ao display), qualquer que seja a tecnologia que utiliza.

O controle do tempo em frente ao display você pode conseguir, facilmente, através de um aplicativo timer (temporizador) e muitos deles podem ser baixados gratuitamente ou a preços muito módicos, compatíveis com o sistema Android, IOS ou Windows nas mais diversas plataformas (notebooks, tablets, smarthphones, et.). No link sobre a palavra site você encontrará disponível o download para um temporizador.

4cinema-oculos-3d-4nsUm cuidado maior deve ser tomado com displays 3D, pois ainda é uma tecnologia recente, que precisa de mais estudos sobre seus efeitos de longo prazo sobre os olhos humanos. De acordo com pesquisas realizadas na Universidade da Califórnia, em adultos, a visualização voltada para tela 3D pode causar lesões nos olhos e cérebro. Estes danos estão diretamente relacionados com a distância que se mantém da tela e pela necessidade constante da visão de se ajustar ao conteúdo (Olhar digital).

Em crianças, os riscos podem ser maiores, especialmente para crianças com idade inferior a sete anos, cuja visão ainda está se formando, podendo causar estrabismo e também porque crianças costumam ficar horas diante de jogos e outros entretenimentos advindos de um dispositivo móvel, podendo, também, afetar adultos, a depender do grau de exposição à tela 3D (Hardware).

Em suma, as telas de dispositivos móveis podem causar desconforto aos olhos por excesso de brilho ou devido a longas horas em frente ao display; telas LCD retroiluminadas com radiação LED podem causar danos à retina e telas 3D podem causar danos aos olhos e cérebros especialmente em crianças. Recomenda-se ajustar a configuração do monitor, diminuindo o brilho e aumentando o contraste e ou bloquear o sensor de luz ambiente, como também usar protetor de tela e ou película antirreflexo de silicone; fazer pausas de 7,5 minutos para cada hora de trabalho; consultar um oftalmologista sobre a possibilidade de proteger seus olhos com óculos escuros com filtros UV. Por ocasião da compra de um dispositivo, opte por aqueles de tela touchscreen e IPS, como também existe a opção de consultar um técnico sobre a possibilidade de usar a tela e-ink de outro dispositivo no seu dispositivo com tela LCD, quando precisar usá-lo em ambientes claros, se isto não puder ser feito por meio de conexões para portas USB ou HDMI. Até mais.

Fonte: internet

Imagem 1, fonte: http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=26025959

Imagem 2, fonte: http://www.groupon.it/offerte/genova/shopping/ottica

Imagem 3, fonte: http://www.araujocommerce.com.br/informatica-e-eletronicos/pelicula-protecao-tela.html

Imagem 4, fonte: http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/sem-higienizacao-oculos-3d-pode-transmitir-conjuntivite-541504.shtml

 

12 thoughts on “Telas de dispositivos móveis podem fazer mal para os olhos?

  1. I just want to tell you that I am just beginner to blogs and honestly liked your blog. Most likely I’m likely to bookmark your site . You amazingly come with perfect article content. Thanks a bunch for sharing with us your web page.

  2. Hmm it looks like your site ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog writer but I’m still new to the whole thing. Do you have any points for beginner blog writers? I’d certainly appreciate it.

  3. I just want to tell you that I am just very new to blogging and site-building and seriously savored your blog. Likely I’m going to bookmark your blog post . You definitely come with fabulous article content. Appreciate it for sharing your blog site.

  4. I just want to say I’m newbie to blogging and really liked you’re web page. Likely I’m planning to bookmark your blog . You certainly come with beneficial articles and reviews. Many thanks for sharing your webpage.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *