Telefones móveis versus direção de veículos


foto celular x volanteAcessibilidade para não deficientes!… Você já ouviu falar? Em certas situações do dia-a-dia, pessoas consideradas como não deficientes também podem precisar de acessibilidade. Uma situação típica é o caso, por exemplo, quando precisamos atender ao telefone celular e dirigir um veículo ao mesmo tempo: uma infração do Código Nacional de Trânsito, uma ação que pode terminar em acidentes graves tanto para quem dirige, quanto para o pedestre.

Mas há como resolver este problema? O que o Governo, as empresas montadoras de veículos e fabricantes de celulares podem fazer para evitar tais acidentes? O que compete ao usuário proceder?

Uma solução paliativa seria a utilização de dispositivos de atendimento remoto das ligações e outros mecanismos que reduzam a perda de atenção do motorista ao atender um telemóvel, como kits para veículo com sistema viva-voz, bluetooth, rádio com sistema de telefone e veículo dotado de câmbio automático (evita a concorrência entre a caixa de câmbio e o celular). Entretanto, de acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, mesmo que disponhamos destas alternativas, ainda assim, elas comprometem perigosamente a atenção de quem está ao volante e, ao mesmo tempo, atendendo a um telefone móvel ou, pior ainda, enviando uma mensagem de texto.

Uma nova tecnologia para auxiliar na solução deste problema, mas que até 2012 ainda estava em desenvolvimento é a utilização remota de um aplicativo que bloqueia o sinal do telemóvel, quando o motorista está a uma velocidade superior a 20 km/h. O aplicativo está sendo desenvolvido pela Golsat, empresa que oferece soluções em gestão e rastreamento de veículos e; espera-se que seja utilizado, também, pelas montadoras de veículos instaladas no Brasil, assim como pelas operadoras de celular.

Em outro sentido, existem aplicativos gratuitos desenvolvidos para smarphones nos sistemas Android (Google) e IOS (Apple) que podem auxiliar o motorista a evitar congestionamentos, locais onde ocorreram desastres, radares, policiais, etc. Entre estes aplicativos podemos citar o Waze, que funciona como um GPS social e assim é conhecido, já que motoristas compartilham informações em tempo real sobre o trânsito; o Olho na Estrada, que monitora as condições de trânsito em tempo real nos estados de São Paulo, espírito Santo e Paraná; e o Transito Allianz, que monitora o trânsito em tempo real em algumas cidades e capitais brasileiras e fornece notícias sobre acidentes nas estradas.

Em adição a isto, atropelamentos que resultam em morte causados por quem dirige falando ao celular, considerando as circunstâncias do local do acidente e as condições de lucidez do motorista, poderão ser considerados como crime doloso (intencional), o réu será julgado por júri popular e poderá ser apenado de 6 a 20 de prisão.

Da parte do usuário, espera-se que respeite o Código Nacional de Trânsito, que aja com educação, responsabilidade, cidadania e consciência; e não se prevaleça da dificuldade de fiscalização que órgãos públicos encontram em tal situação; que pare o caro para atender ao celular ou retorne o telefonema para a pessoa que o chamou somente quando chegar ao seu destino, conforme permite o registro deixado no celular, ou mesmo desligar o celular e religá-lo na chegada ao destino.

Da parte das operadoras, de telefone seria interessante criar o modo de direção veicular, na qual o telefone estaria bloqueado para receber ligações durante a condução veicular do usuário.

Fonte: Internet

Imagem: http://manziniveiculos.com.br/foto.asp?path=E:%5Cvhosts%5Cmanziniveiculos.com.br%5Chttpdocs%5Cimg_veiculos%5Ccelular%20dirigindo.jpg&width=630

13 thoughts on “Telefones móveis versus direção de veículos

  1. I simply want to tell you that I’m beginner to blogging and site-building and honestly loved your web-site. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog . You certainly have wonderful stories. Appreciate it for revealing your blog.

  2. Pingback: rapid persuasion

  3. Pingback: HP Deskjet 1000 Printer Driver Download

  4. I just want to say I’m all new to blogging and really enjoyed you’re blog site. Likely I’m going to bookmark your blog post . You actually come with fantastic writings. Regards for revealing your blog.

  5. Pingback: weight loss programs

  6. Thanks on your marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you might be a great author.I will make certain to bookmark your blog and definitely will come back down the road. I want to encourage you to continue your great posts, have a nice day!|

  7. You’re so cool! I don’t suppose I have read through a single thing like that before. So great to discover somebody with some unique thoughts on this topic. Really.. thank you for starting this up. This web site is one thing that’s needed on the web, someone with a bit of originality!|

  8. Hi there, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam remarks? If so how do you prevent it, any plugin or anything you can recommend? I get so much lately it’s driving me insane so any help is

  9. I would state. This is the first time I frequented your website page and to this point? I surprised with the research you made to make this actual publish extraordinary. Magnificent job!|

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *