Ultrabook: o que é


VF01Trata-se de um novo dispositivo móvel, um ultraportátil de elevado desempenho introduzido no mercado em 2011. O ultrabook é um tanto parecido com um netbook ultrafino, já que não possui unidade de CD e DVD. Os ultrabooks já estão conquistando espaço no mercado de dispositivos móveis.

O ultrabook surgiu como resposta da Intel para não perder espaço no comércio de Tablets em geral e, para Apple, na venda do Macbooks Air.

Com desempenho comparável ao do notebook, os ultrabooks tem melhor competência para jogos e capacidade para exibir vídeos que exigem alta resolução que os netbooks.

Conforme critérios estabelecidos pela Intel, os melhores modelos de ultrabooks devem apresentar espessura de, no máximo, 18 mm (modelos de até 13,3 polegadas) ou 21 mm (modelos de pelo menos 14 polegadas); inicialização veloz, hibernação em até sete segundos, duração da bateria de cinco a oito horas, além de sistema de proteção que garanta ao usuário acessar rapidamente seus documentos ou aplicativos.

Por serem idealizados pela Intel, possuem processadores Intel Core com velocidades que podem variar de 1,4 a 1,8 Ghz; apresentam bom desempenho para as tarefas mais comuns da maioria dos usuários; também podem apresentar uma arquitetura para que permita ótimo processamento gráfico, assim como algumas tecnologias que viabilizem um menor consumo de energia.

Os ultrabooks utilizam o dispositivo de armazenamento SSD, que são mais rápidos que os discos rígidos convencionais (HD); porém, alguns modelos comportam um disco rígido convencional mesclado com um SSD, o que os torna economicamente mais acessíveis, sendo chamados de modelos híbridos.

Os ultrabooks não híbridos ainda apresentam a possibilidade de se conectar a um disco rígido externo por meio de uma porta USB 3.0, caso isto se faça necessário ao usuário, pois os modelos que comportam armazenamento via SSD, em geral, apresentam SSD de 128 ou 256 Gb.

Outra inovação presente nos ultrabooks é a tecnologia antirroubo, que objetiva proteger dados do usuário, tornando possível sua inutilização por meio da internete, assim como protege a identidade do usuário ao realizar operações comerciais e bancárias pela web.

Com tantas inovações agregando valor, os ultrabooks apresentam preços elevados, custando, aproximadamente, o correspondente a um notebook, equivalente em configuração, acrescido de 25%. De abril a junho de 2013, em algumas capitais brasileiras observou-se um valor mínimo de R$ 2.000,00 e um valor máximo de R$ 4000,00.

Dentre alguns modelos que podemos recomendar para compra, considerando como primeiro critério a capacidade de armazenamento do SSD/HD, como segundo critério a capacidade da memória RAM, como terceiro a velocidade do processador e, como quarto, o preço, temos o modelo HP Envy 4-1150br, de preço um tanto alto, e o modelo Acer Aspire M M5-481T-6195, de preço mais acessível e de muito bom desempenho para aplicativos gráficos e jogos.

3 thoughts on “Ultrabook: o que é

  1. I stumbledupon it I’m going to come back once again since i have book-marked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to guide other people.|

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *